quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Palestra aborda necessidade de qualificação para ocupar vagas no mercado de trabalho


Com o tema Oficina Sócio-educativa para Sensibilização e Orientação para o Mercado de Trabalho, a Gerência Regional de Assistência Social Norte, por meio do Plantão Social, promoveu nessa quinta-feira, um encontro com cerca de 40 beneficiários do Plantão Social e do programa Bolsa Família. O encontro contou com a participação da assistente social Inácia da Conceição Santos Canhestro, técnica da Gerência de Inclusão Produtiva (GEINP) da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social e teve como objetivo informar aos participantes as oportunidades de qualificação e empregos e/ou estágios oferecidos por diversos órgãos públicos e particulares.

De acordo com Inácia Canhestro é necessário chamar a atenção deste público para a necessidade de qualificação quando se quer uma vaga no mercado de trabalho. “A maioria das pessoas que está aqui busca uma política assistencialista – eles vêm em busca de uma cesta básica. É necessário mostrar outros caminhos, outras possibilidades. E isto se dá na medida em que eles têm oportunidade de se capacitar, de concorrer a uma vaga no mercado.” A assistente social explicou que existem muitos cursos de formação e de qualificação gratuitos e ofertados em diversos pontos da cidade e a falta de informação faz com que o público mais necessitado não aproveite estas oportunidades. Durante sua exposição, a técnica do GEINP falou dos cursos oferecidos pelo Núcleo Integrado de Apoio ao Trabalho (NIAT), Cruz Vermelha, Fundação CDL e Qualificarte Gameleira, e também esclareceu sobre ofertas de vagas para estágio remunerado ou trabalho protegido para adolescentes existentes em órgãos como Amas, Asprom, Centro Salesiano do Menor (CESAM), Correios e Prefeitura de Belo Horizonte.

O jovem Einer de Jesus Oliveira, 22 anos, já foi estagiário da Amas e atualmente está desempregado. “Este encontro foi bom porque eu não conhecia estes cursos e vou me inscrever no Qualificarte Gameleira. Quanto mais a gente sabe, mais quer aprender e eu vou em busca de qualificação para conseguir uma vaga no mercado de trabalho,” afirmou.

Ao final da reunião foi distribuído um encarte informando o nome e endereços das empresas, pré-requisitos solicitados e o público alvo de cada oferta de curso ou estágio, bem como os locais onde são feitos documentos como certidão de nascimento, carteiras de trabalho, de identidade e de habilitação, CPF, título de eleitor e até passaporte.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: