sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Seminário reúne profissionais de saúde na Regional Norte


Com os temas: Gestão Clínica e Programa de Educação Permanente – PEP, cerca de 50 profissionais de saúde como médicos, gerentes de centros de saúde e referências técnicas do local reuniram na última quarta-feira, dia 6, na Secretaria Regional Norte, para debater os projetos mediados com a presença dos palestrantes, os médicos Alberto Kazuo, Guibson Roberto Pereira, Lêda Maria Souza e pela coordenadora distrital do PEP, Natália Horta, referência técnica da gerência de Gestão do Trabalho.

O Programa de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde surge como uma proposta de qualificação dos profissionais focado inicialmente no profissional médico, articulados com a demanda e as necessidades do dia-dia. Ele será implantado em todos os distritos a partir de novembro. O processo de implantação no Distrito Norte reúne 66 profissionais de saúde que serão divididos em seis equipes com 11 médicos cada.

Esses grupos irão se reunir mensalmente para discutir as necessidades para o aprimoramento da prática profissional e da assistência em saúde, numa proposta que contempla as necessidades de cada grupo de médicos. Na regional Norte a Gestão Clínica está articulada juntamente ao PEP. Segundo Natália Horta, coordenadora distrital do Programa, ele vai se estruturar de acordo com as necessidades de cada grupo.

Durante debate, os participantes discutiram sobre formas de implantação do programa, possíveis problemas, parcerias, capacitação e outros. Para a médica Sandra Maria Rodrigues do Centro de Saúde Tupi, o seminário veio de encontro às necessidades do setor. “A gestão clínica já estava participando, mas o PEP ainda não. Com o tempo vamos avaliar os benefícios deste trabalho segundo a demanda do dia-dia”, completou.

De acordo com Alberto Kazuo, Coordenador Médico do Programa Gestão Clínica na Regional Pampulha, que palestrou sobre o tema, os trabalhos vem trazer uma visão diferente na rede pública. “É uma série de instrumentos para melhorar a qualidade de assistência aos usuários como relatos de atendimento aos pacientes, dificultadores e desafios da resistência ao novo, além da ausência de referência prévia, envolvimento gerencial e problemas estruturais”, afirmou.

Nos próximos dias 14 e 26, será realizado no auditório da Regional Norte, rua pastor Muryllo Cassete, 85, mais um momento de discussão do PEP, com a presença dos médicos do distrito Norte. Mais informações através do número 3277- 7864.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: