terça-feira, 9 de novembro de 2010

O papel do usuário do SUAS é tema de encontro na Regional Norte

A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte promoveu no sábado, dia 6, o Encontro Regional de Usuários do SUAS BH. O evento foi realizado no Espaço BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira e contou com a participação de 215 pessoas credenciadas.

A gerente da Coordenação de Políticas de Assistência Social, Léa Lúcia Cecílio Braga, ressaltou a disposição do poder público de ouvir as demandas dos usuários na construção do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Não estamos no ideal, temos muito que organizar. E este é um momento de reforçar a participação do usuário nos avanços e na conquista de direitos.” A gerente destacou os avanços e chamou a atenção para os desafios que devem ser enfrentados. “Precisamos ampliar os recursos, o número de trabalhadores capacitados, e principalmente, precisamos tornar o Conselho Municipal de Assistência Social cada vez mais representativo com inserções em outras áreas como Saúde, Educação, Orçamento Participativo. Isto também faz parte de uma política de fortalecimento do SUAS. “

Na parte da manhã, foram debatidos os temas Protagonismo do usuário no SUAS; Importância do usuário nas instâncias de controle social; e Panorama da política de Assistência Social no município de BH. A tarde foi dedicado aos trabalhos em grupo. Os usuários indicaram como uma das prioridades o aumento da participação nas Comissões Locais de Assistência Social (CLAS), e no Conselho Regional de Assistência Social (CORAS).

O gerente Regional de Políticas Sociais Norte, Ademilton Araújo, convidou os participantes a refletirem sobre qual é o serviço pretendido. Ele pontuou que a construção deste ideal depende da interface com os usuários e que, a participação deste ator, vai possibilitar a melhoria do serviço. “O usuário deve formular e reformular propostas no sentido de melhorar o atendimento, o serviço prestado, a infraestrutura, a acolhida. É o usuário quem vai dizer qual é a sua real necessidade para que a política pública possa ser eficaz,” completou.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: