quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Políticas culturais em debate no Centro Cultural Jardim Guanabara

No Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro, o Centro Cultural Jardim Guanabara recebeu a palestra de um dos profissionais mais influentes da área de política cultural no Brasil: Bernardo Novais da Mata Machado. O encontro deu sequência às questões discutidas na segunda Conferência de Cultura, realizada nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) entre o final de 2009 e início de 2010.

Bernardo da Mata Machado é um dos coordenadores do Sistema Nacional de Cultura (SNC), criado para integrar federação, estados e municípios em objetivos e funções bem definidas na gestão da cultura. O SNC busca formular e implantar políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuadas entre a federação e a sociedade civil. O sistema tem como um de seus princípios explorar a rica diversidade cultural existente no Brasil, característica que deve guiar as discussões do SNC. “A diversidade cultural para o Brasil hoje é um ativo, uma vantagem, que deve ser preservada”, afirmou Bernardo.

Com relação a Belo Horizonte, Mata Machado elogiou uma das características da gestão cultural da capital mineira: a descen­tralização. Para ele, a criação de diversos espaços culturais em diferentes localidades da cidade é uma forma importante de democratização. “Os centros culturais de Belo Horizonte são um exemplo raro no Brasil. Eles ajudam a promover uma política cultural voltada para todos os cidadãos”, conclui.

Bernardo ainda detalhou alguns projetos que o Ministério da Cultura vem desenvolvendo no país, entre eles o Programa Mais Cultura, que tem como objetivo ampliar o acesso ativo à cultura, ou seja, fazer com que a cultura seja produzida, e não apenas con­sumida, nas mais diversas localidades do país.

Estiveram presentes na palestra diversos gestores e produtores culturais de espaços culturais da Prefeitura de Belo Horizonte. Para o gestor do Centro Cultural Jardim Guanabara, Vicente Paula Souza, a palestra contribui para uma formação continuada de profissionais da área cultura. “Esta palestra está acontecendo no Brasil inteiro e serve para ampliar a discussão sobre os eixos temáticos da cultura representados na conferência e as diretrizes do Ministério da Cultura quanto a políticas públicas de cultura”, conclui.

FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: