Com o tema Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente da Regional Norte realizou nessa quarta-feira, dia 27, o Seminário de Protagonismo Infanto Juvenil, no auditório do BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no bairro Novo Aarão Reis. O encontro contou com a participação de mais de 180 pessoas incluindo alunos do Pró Jovem e do projeto Floração.
A exibição de parte do filme Anjos do Sol, do diretor Rudi Langemann, serviu como base para a discussão desenvolvida em grupos. Foram debatidos questões como analfabetismo e acesso à escola; AIDS e DST; e tráfico, aliciadores de menores e bordeis. Os temas foram escolhidos por remeterem à idéia de violação de direitos permitindo esclarecer aos adolescentes o significado do termo. A partir dessa discussão, foram construídas propostas para evitar a violação de direitos e a violência sexual. Os participantes apontaram a necessidade de denunciar casos, buscar mais informações e de conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente além de lutar por uma escola de qualidade e por implementação de políticas públicas que garantam esses direitos.
Ao final, os participantes sugeriram fazer um novo encontro e formar um grupo de protagonismo para discutir questões relativas a quaisquer violações de direitos das crianças ou adolescentes na Regional Norte.
O seminário faz parte das ações realizadas pela Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente Norte em parceria com o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro (PAIR/AMAS).
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)
Nenhum comentário:
Postar um comentário