segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Seminário discute violação de direitos de crianças e adolescentes


Com o tema Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, a Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente da Regional Norte realizou nessa quarta-feira, dia 27, o Seminário de Protagonismo Infanto Juvenil, no auditório do BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no bairro Novo Aarão Reis. O encontro contou com a participação de mais de 180 pessoas incluindo alunos do Pró Jovem e do projeto Floração.

O seminário tem como objetivo envolver os adolescentes na busca de soluções para o problema da violência sexual infanto-juvenil capacitando-os a identificar situações de risco e a buscar ajuda quando necessário. A proposta é conscientizá-los sobre a importância de ser um agente no trabalho de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil fortalecendo a participação pró-ativa desse segmento etário com vistas a difundir as formas de prevenção, combate e denúncia sobre essa violência. O encontro possibilitou ainda uma discussão sobre o planejamento e a articulação de ações locais e regionais que evitem a violação dos direitos de crianças e adolescentes expostas a este tipo de situação.

A exibição de parte do filme Anjos do Sol, do diretor Rudi Langemann, serviu como base para a discussão desenvolvida em grupos. Foram debatidos questões como analfabetismo e acesso à escola; AIDS e DST; e tráfico, aliciadores de menores e bordeis. Os temas foram escolhidos por remeterem à idéia de violação de direitos permitindo esclarecer aos adolescentes o significado do termo. A partir dessa discussão, foram construídas propostas para evitar a violação de direitos e a violência sexual. Os participantes apontaram a necessidade de denunciar casos, buscar mais informações e de conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente além de lutar por uma escola de qualidade e por implementação de políticas públicas que garantam esses direitos.

Ao final, os participantes sugeriram fazer um novo encontro e formar um grupo de protagonismo para discutir questões relativas a quaisquer violações de direitos das crianças ou adolescentes na Regional Norte.


O seminário faz parte das ações realizadas pela Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente Norte em parceria com o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro (PAIR/AMAS).

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: