quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Estagiários do Posso Ajudar participam de capacitação


A Gerência Regional de Saúde Norte promoveu, nessa quarta-feira, dia 16, uma capacitação com os estagiários do Programa Posso Ajudar? Amigos da Saúde. O objetivo do encontro, que reuniu mais de 40 estagiários, foi nivelar o conhecimento sobre a dengue, seus sintomas e suas formas de prevenção, bem como de combate ao vetor para que os mesmos possam atuar efetivamente orientando os usuários.

A capacitação abordou três eixos: a Gerência de Atenção à Saúde enfocou a doença e seus sintomas; a gerência de Zoonoses abordou o ciclo de vida do vetor, a necessidade de eliminação de criadouros e os agravos na Região Norte, e por fim, a supervisora do Programa Posso Ajudar? da Regional Norte, Dalila Juliana de Oliveira, orientou sobre como abordar o usuário e a importância de reforçar o trabalho feito em campo pelos agentes de combate às endemias ( ACE) e comunitários de saúde (ACS)

“A ideia é formar multiplicadores e potencializar o atendimento aos pacientes. O Posso Ajudar é a porta de entrada da unidade de saúde: eles organizam o fluxo de atendimento da unidade. É necessário estar atento, acolher o paciente e encaminhá-lo corretamente. ao perceber os sinais da doença, priorizar o atendimento é fundamenta”, afirmou Dalila Juliana.

A estudante de Fisioterapia Mariana Ferreira Durães trabalha na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA) desde agosto de 2010 e aprovou a iniciativa. “O encontro foi bem produtivo e nos deu ferramentas para abordar os usuários e explicar a necessidade de ajudar no combate à dengue, identificando os focos e criadouros dentro da própria casa”, afirmou.



O Programa Posso Ajudar? conta com estagiários de nível superior da área da Saúde de orienta os usuários do serviço de saúde logo que eles chegam à unidade. A intervenção diminui o tempo de espera e proporciona um atendimento mais humanizado na medida em que o paciente se sente acolhido logo na chegada.

A Regional Norte conta com 84 estagiários divididos em todas as unidades de saúde.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

Dulce sitio web, yo no hubiera venido a través de su blog antes en las búsquedas! Llevar adelante la obra excepcional!