quinta-feira, 3 de março de 2011

Atualização em Leishmaniose Visceral é tema de encontro de profissionais da Saúde


Nesta quinta-feira, dia 3, a partir das 13h30, será realizado o terceiro encontro para Atualização em Leishmaniose Visceral, promovido pela Gerência Regional de Saúde Norte. O encontro, destinado aos médicos e enfermeiros tem como objetivo estimular o diagnóstico precoce e esclarecer os fluxos assistenciais e de vigilância da doença. Para atender o maior número de profissionais das unidades de saúde, foram marcados quatro encontros. Até agora, 47 profissionais já foram capacitados. Discussão de casos clínicos

De acordo com a gerente Regional de Saúde, Vanessa Wilke, a leishmaniose visceral é uma doença grave de alta letalidade, muitas vezes em consequência de um diagnóstico tardio. “A proposta é alertar os profissionais para o reconhecimento precoce de sinais e sintomas, que inicialmente são inespecíficos, mas que já podem indicar leishmaniose visceral.

A doença é transmitida pela picada do mosquito palha ou birigui, cujos hábitos são crepuscular e noturno, e tem como o principal reservatório, o cão. Os sintomas clínicos são febre e aumento do baço e do fígado, além de anemia e diminuição da quantidade de leucócitos e plaquetas, que podem ser observados por meio de um simples hemograma. O tratamento é disponibilizado nos centros de saúde.

O último encontro será realizado no dia 31 de março.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: