sexta-feira, 25 de março de 2011

Inclusão Educacional promove cidadania na regional Norte



A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência regional Norte de Educação, realiza a proposta de inclusão educacional na Regional Norte. O Trabalho consiste no atendimento ao aluno com deficiência matriculado na rede regular de ensino juntamente com outros colegas. A região possui 290 alunos com algum tipo de deficiência distribuídos em 19 Escolas Municipais e nove UMEIs.

Os estudantes são atendidos por um auxiliar de apoio à inclusão que deve garantir ás necessidades dos alunos com deficiência que não tenham autonomia para atividades cotidianas como: locomoção, cuidados com higiene, alimentação, manuseio do material escolar, comunicação alternativa, uso de equipamentos para respiração, sondas ou bolsas coletoras que necessitam ser manuseadas no tempo de permanência do aluno na escola. Nas Escolas Municipais da região Norte possuem até o momento 108 auxiliares de apoio.

Marcelo Pereira

Matheus Carvalho
Marcelo Pereira da Silva, Pai do aluno Matheus Carvalho Silva, do 2° ano, do 1° ciclo, da Escola Municipal Hélio Pelegrino, portador de Paralisia Cerebral, afirma a importância do trabalho desenvolvido pela PBH em prol dos deficientes. “Isso representa confiabilidade, segurança, presteza e principalmente a evolução do Matheus na inclusão. Antes ele não interagia com outras crianças. Aqui na escola, os alunos são muito receptivos com ele. O trabalho da prefeitura é muito importante e deve evoluir cada vez mais com ajuda de professores e da comunidade. É fundamental para que meu filho esteja na escola hoje. Até a estrutura da unidade foi adaptada para os alunos da inclusão educacional”, enfatizou.

Os trabalhos são coordenados por Acompanhantes de Apoio a Inclusão em cada regional. São realizadas visitas freqüentes as escolas fazendo orientações aos auxiliares sobre como atender esse jovem, tanto na socialização como no aspecto pedagógico. Jonas Moreira Braga, Acompanhante de Apoio à Inclusão, na regional Norte, garante os benefícios para os alunos com deficiência. “A presença deste profissional é uma garantia efetiva dos alunos com deficiência nas atividades pedagógicas e nas rotinas escolares. Nesse aspecto Belo Horizonte é pioneira em garantir ao aluno esse direito”, afirmou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Mariana Silva disse...

Gostaria de saber como faço inscrição para trabalhar como acompanhante de inclusão. marianapucsg@yahoo.com.br