quinta-feira, 10 de março de 2011

Programa Floração é ampliado na Regional Norte



O Programa de Aceleração de Estudos de Belo Horizonte (Floração), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, foi ampliado na Regional Norte no início deste ano. O programa recebeu mais três escolas municipais e aumentou onze turmas em relação ao último ano. O Floração atende alunos de 15 a 19 anos do Ensino Fundamental que estão fora da faixa etária em relação à série que estavam cursando e que não se adaptaram ao ensino regular.


Na Região Norte 13 Escolas participam do Programa
O projeto caracteriza-se por uma metodologia diferenciada, mediante a utilização sistemática de livros, vídeos, teleaulas, atividades pedagógicas complementares,assim como cinema,do teatro, da música e do jornal. Em 2010, a Regional Norte contava com 511 alunos matriculados em dezenove turmas distribuídas em dez escolas. Já neste ano foram matriculados 750 alunos em 13 escolas municipais, divididos em 30 turmas.

Além do Ensino Fundamental Regular, o programa oferece cursos de qualificação profissional ministrados pelo Instituto Mineiro de Desenvolvimento. Neste ano, a Prefeitura firmou parceria também com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) o que vai possibilitar a oferta de cursos como Mecânica de motos e Empreendedorismo, entre outros. Todos são gratuitos e os estudantes ainda recebem auxílio como transporte e lanche.


Bruno Oliveira - Estudante do Floração
O coordenador do Programa, na Regional Norte, Walesson Gomes da Silva, comemora o crescimento da atividade em 2011. “O sucesso do programa contribuiu para o aumento do número de escolas que participam. As escolas que não participavam, acompanharam o processo e viram que os alunos que não se identificavam com a metodologia tradicional, podem se beneficiar da proposta do Floração, pois, o programa lhes dá a oportunidade do protagonismo em sala de aula. As atividades são dinâmicas e motivadoras tanto para os alunos quanto para os professores”, enfatizou.

Para o estudante do Programa Floração, Bruno Oliveira Maciel 15 anos, da Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, o projeto tem ajudado a recuperar o tempo perdido. “O Floração tem me ajudado muito. Durante as aulas, que são mais interativas e longas, assistimos vídeos educativos que nos ajudam no aprendizado. Quero fazer um curso profissionalizante e me qualificar ainda mais depois que formar”, disse.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte - GERCOM-N

Nenhum comentário: