O Programa de Aceleração de Estudos de Belo Horizonte (Floração), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fundação Roberto Marinho, foi ampliado na Regional Norte no início deste ano. O programa recebeu mais três escolas municipais e aumentou onze turmas em relação ao último ano. O Floração atende alunos de 15 a 19 anos do Ensino Fundamental que estão fora da faixa etária em relação à série que estavam cursando e que não se adaptaram ao ensino regular.
Na Região Norte 13 Escolas participam do Programa |
Além do Ensino Fundamental Regular, o programa oferece cursos de qualificação profissional ministrados pelo Instituto Mineiro de Desenvolvimento. Neste ano, a Prefeitura firmou parceria também com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) o que vai possibilitar a oferta de cursos como Mecânica de motos e Empreendedorismo, entre outros. Todos são gratuitos e os estudantes ainda recebem auxílio como transporte e lanche.
Bruno Oliveira - Estudante do Floração |
O coordenador do Programa, na Regional Norte, Walesson Gomes da Silva, comemora o crescimento da atividade em 2011. “O sucesso do programa contribuiu para o aumento do número de escolas que participam. As escolas que não participavam, acompanharam o processo e viram que os alunos que não se identificavam com a metodologia tradicional, podem se beneficiar da proposta do Floração, pois, o programa lhes dá a oportunidade do protagonismo em sala de aula. As atividades são dinâmicas e motivadoras tanto para os alunos quanto para os professores”, enfatizou.
Para o estudante do Programa Floração, Bruno Oliveira Maciel 15 anos, da Escola Municipal José Maria dos Mares Guia, o projeto tem ajudado a recuperar o tempo perdido. “O Floração tem me ajudado muito. Durante as aulas, que são mais interativas e longas, assistimos vídeos educativos que nos ajudam no aprendizado. Quero fazer um curso profissionalizante e me qualificar ainda mais depois que formar”, disse.
FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte - GERCOM-N
Nenhum comentário:
Postar um comentário