terça-feira, 19 de abril de 2011

Centro de Saúde Novo Aarão Reis oferece programa especial para adolescentes


Como reagir às mudanças do corpo em pleno desenvolvimento? Como lidar com as questões emocionais que surgem com a adolescência? O que acontece quando a menina menstrua? O que é sexo? Como evitar a gravidez? Para responder a essas e outras questões, o Centro de Saúde Novo Aarão Reis criou o projeto Clube da Luluzinha. Os objetivos são informar sobre sexualidade, esclarecer dúvidas e conscientizar as meninas de que cada uma tem o tempo certo para o amadurecimento do corpo e que devemos respeitar todas as etapas do desenvolvimento. A equipe vai promover também o Clube do Bolinha para orientar os meninos.

Auxiliar de saúde bucal e idealizadora do projeto, Ariana Machado Rocha percebeu o grande número de adolescentes grávidas na unidade e propôs à equipe de Saúde da Família fazer um trabalho com esse público. “O centro de saúde tem ações específicas para idosos, crianças e gestantes, mas para essa faixa etária não há uma programação dirigida. O intuito é cuidar da saúde dessas adolescentes, evitar uma gravidez precoce e esclarecer as dúvidas que elas têm sobre a própria sexualidade”, afirmou. O ponto de partida foi uma caixinha de perguntas que percorreu as turmas da Escola Municipal Herbert José de Souza, na qual as meninas depositavam suas dúvidas por escrito. A equipe do centro de saúde elaborou as perguntas e preparou o material.


Dúvidas e cuidados

Durante cerca de duas horas, mais de 40 meninas com idades entre 10 e 13 anos ouviram, atentas, a palestra da doutora Laís Fiúsa, que iniciou sua fala definido o que é adolescente do ponto de vista da medicina. Com muita destreza, a médica generalista foi abordando o crescimento rápido do corpo, suas transformações e as implicações comportamentais que tais mudanças proporcionam.

Para a médica, uma coisa importante é saber que há uma valorização do grupo de amigos e uma tendência a achar que todas as adolescentes irão viver as mesmas experiências ao mesmo tempo, mas que o desenvolvimento do corpo de uma menina é diferente do processo vivido por outra menina.

Laís Fiúsa também chamou a atenção sobre os cuidados que devemos ter para evitar as doenças sexualmente transmissíveis, lembrou que qualquer pessoa pode pegar preservativos no centro de saúde e ressaltou a necessidade de procurar o serviço médico em caso de dúvidas. Além de chamar a atenção para a necessidade de uma higiene adequada com o próprio corpo, a médica aproveitou o momento para desconstruir mitos sobre a menstruação.

A gerente do Centro de Saúde Novo Aarão Reis, Janine Macedo, informou que a unidade atende um número elevado de adolescentes grávidas e que é uma peculiaridade da região.“É importante orientar o adolescente para que ele procure o serviço de saúde. O atendimento é individual e o profissional vai guardar sigilo sobre tudo que for dito dentro do consultório”, garante.

 
 
 
Mais informações para a imprensa pelo telefone 3277-7458
 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

parabenizo a brilhante ideia da profissional da saude bucal pelo lindo trabalho que se empenhou com os nossos adolecentes que realmente tem uma carencia muito grande em termos de exclarecimentos