sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ministério da Saúde propõe utilização de novo protocolo de classificação de pacientes com dengue



O consultor técnico do Ministério da Saúde, dr. Erick Martinez Torres, apresentou para os gestores e técnicos do Distrito Sanitário Norte, um novo protocolo de classificação dos casos de dengue que será implantado como projeto piloto a partir do dia 9 de maio nos centros de saúde São Bernardo e Heliópolis, ambos na Regional Norte.

A nova metodologia de classificação e atendimento dos pacientes com suspeita de dengue simplifica o atendimento, valoriza sinais de alerta que podem indicar gravidade para o quadro clínico de dengue e tem como alvo evitar o óbito. É a primeira vez que este protocolo, utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), será aplicado no Brasil, cuja metodologia utilizada até então foi elaborada pelo próprio Ministério da Saúde.

A referência técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde Norte (Gerasa N) Flávia Beatriz Viana explicou que a Regional Norte foi escolhida em função, não só do número de casos em Belo Horizonte, mas principalmente pela organização e articulação que o Distrito Norte oferece. “Há quatro anos o Distrito realiza treinamento com os trabalhadores para reforçar o protocolo utilizado, fazer estudos de casos clínicos e incentivar práticas educativas que visem a sensibilizar a comunidade para a questão da prevenção, além de fazer um acompanhamento dos casos graves. Essa nova metodologia de trabalho é simples e interessante, pois vai favorecer uma melhoria do acompanhamento do paciente com complicações”, destacou.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte   (GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá!
Parabéns pelo blog. Favor deixar um e-mail/msn para que eu possa entrar em contato.

Tenho uma sugestão de um novo template para o blog da norte.

Abraços!