quinta-feira, 26 de maio de 2011

Oficina de protagonismo juvenil discute violência sexual



O BH Cidadania Jardim Felicidade, em parceria com o projeto Projovem Adolescente e a Associação do Bairro Jardim Felicidade – ABAFE, realizou na terça-feira, dia 24, oficina de protagonismo juvenil em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Participaram do encontro jovens da localidade e gestores.

Durante as atividades jovens debateram questões como direitos, deveres e respeito perante a sociedade. A orientadora social Rosicléia Henriques falou sobre o assunto. A relação de exploração é colocar alguém para ser vendido em troca de benefícios como dinheiro, comida, roupas e outros. A criança e o adolescente por estarem, aprendendo vão a determinados locais porque algum adulto o colocou naquela situação. Direito sexual é o respeito da sexualidade, disse.

Para Rosicléia Henriques é necessário a participação e o envolvimento dos jovens nas ações governamentais. A participação deles é muito positiva. A exploração acontece muitas vezes dentro da casa dos adolescentes. Aqui estão mais pertos das informações e aprendendo a debater o assunto. O objetivo deste encontro é informar e proporcionar aos jovens que eles têm voz, e podem e devem se envolver com as questões sociais de sua comunidade”, afirma.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e Jovens de 15 a 17 anos (Projovem Adolescente) tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 30 jovens.

O coletivo é acompanhado por um orientador social e supervisionado por um profissional de nível superior do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: