quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pré Conferência municipal da pessoa Idosa da regional Norte reúne 150 pessoas



A Secretaria de Administração Regional Municipal Norte, por meio da Gerência de Políticas Sociais, promoveu na quarta-feira, dia 25, a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa da Regional Norte. O evento que teve como tema O Compromisso de Todos para um Envelhecimento Digno no Brasil, tem como objetivos levantar propostas e eleger delegados para a Conferência Municipal, marcada para os dias 22 e 23 de julho na Faculdade UNI – BH.

A Pré-Conferência é um espaço amplo e democrático de discussão e articulação coletiva em torno de propostas e estratégias que apontam diretrizes para as várias políticas de governo envolvidas como Assistência Social, Educação, Saúde e Direitos da Cidadania. É um encontro de representantes do poder público e da sociedade civil para discutir os principais desafios na política da pessoa idosa no qual são definidas as ações que devem ser realizadas em busca de solução.

Para isso os idosos foram divididos em quatro eixos temáticos onde cada eixo definiu três propostas de níveis municipal, estadual e federal que serão encaminhadas para a conferência municipal. As propostas tratam de assuntos como expansão do projeto cuidador de idosos e do centro de referência, aumento da verba destinada aos grupos de convivência, melhoria de projetos de prevenção à saúde, capacitação dos conselheiros, entre outras. Foram eleitos 27 delegados da sociedade civil e 18 do governo.



Elbe Alecrim
Elbe Alecrim, integrante do Grupo Cristo Operário, do bairro Campo Alegre, aponta sugestões de melhorias para a classe. “Trata-se de valorização de todos nós e também do cuidador de idoso. Minha proposta é a promoção de treinamentos para essas pessoas e que o governo investa mais na prevenção da saúde com ações pontuais nos centros de saúde como o programa Academia da Cidade”, afirmou.



De acordo com o gerente regional de Políticas Sociais, Ademilton Araújo, a Pré-Conferência é um momento especial para avaliar as ações de promoção e proteção, e o que cada um deve fazer para prevenir e denunciar situações de violência, negligência e abandono dos idosos. “Precisamos, ainda, divulgar amplamente e aprofundar o conhecimento da Lei Federal nº 10.741 (Estatuto do Idoso), que se praticada na íntegra, colocará o Brasil entre os melhores países do mundo quanto ao envelhecimento digno e saudável, garantindo a qualidade de vida para todos os idosos”, enfatizou.


GALERIA DE IMAGENS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/PreConferenciaMunicipalDoIdosoDaRegionalNorte?authkey=Gv1sRgCMbB6Znpr96e-wE&feat=directlink 

 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: