quarta-feira, 11 de maio de 2011

Capacitação discute os objetivos de desenvolvimento do milênio


A Prefeitura de Belo Horizonte realizou na última segunda-feira, dia 9, uma capacitação regional para as lideranças do Orçamento Participativo, com o tema Belo Horizonte e os Objetivos do Milênio. A proposta da capacitação é refletir com as lideranças comunitárias sobre os oito objetivos do Milênio, o que a Prefeitura tem feito e o que cada comunidade pode fazer para ajudar no cumprimento das metas do milênio.

De acordo com a gerente do Projeto Observatório do Milênio, da Secretaria Municipal de Planejamento, Haydée de Cunha Frota, que apresentou a proposta na regional, a oficina tem metodologia construtiva. “Cada um que está aqui tem um conhecimento importante que pode ser compartilhado com todos” disse.

Durante o encontro, a comunidade foi divida em três grupos para debater sobre o quê a cidade faz e como melhorar as questões de Saúde, Educação e Meio Ambiente. Como pontos positivos a comunidade destacou os programas de saúde PSF e Academia da Cidade; no quesito urbanização e saneamento, o programa Vila Viva foi citado como positivo, e na política educacional, a Educação Infantil foi aprovada pela construção da Umeis. Como melhorias necessárias na cidade foram destaques: programas para a saúde materna, rede de esgoto e mais investimento na qualificação profissional. A desvalorização do voto também foi questionada pelos participantes.

A participante da COMFORÇA Norte, Marluce dos Santos, bairro São Tomás, destacou a importância de a comunidade apontar melhorias através do ODM. “Tivemos um avanço significativo com o programa Vila Viva e também na política de Saúde na cidade. Nosso trabalho como liderança é fazer a mobilização da comunidade para cobrar do poder público ações e apontar as deficiências do serviço público e que interferem no dia-dia do cidadão.E isso está sendo passado para o ODM”, completou.


Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Comunidade questionou sobre o projeto

Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou uma reunião com 189 países para discutirem seus principais problemas. Os governantes constataram que cerca de um bilhão de pessoas passavam fome e muitos viviam em condições ruins de saúde, educação e moradia. Desde então foi definido um pacto para eliminar a pobreza e a fome no mundo até 2015. Com isso foram definidos oito objetivos e estabelecidas as metas e os indicadores que vão aferir se os governos irão atingir a meta no prazo que foi determinado. Belo Horizonte desde 2006 é uma das cidades que se comprometeram com este pacto e definiram suas próprias metas para alcançar os objetivos.

Sec.Reg.Norte Haldley Campolina participou do encontro
Os oito objetivos do Milênio são: acabar com a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS e outras doenças como cólera e especificamente dengue no Brasil, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.















FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: