quarta-feira, 15 de junho de 2011

Atendimento ao usuário de drogas lícitas e ilícitas é tema de fórum na Regional Norte



Política de atendimento aos usuários de álcool e outras drogas no município de Belo Horizonte. Este foi o tema da mesa redonda apresentada no VII Fórum Integrado de Saúde, promovido pela Gerência de Atenção à Saúde Norte, nessa terça-feira, dia 14. O encontro contou com a participação de mais de 60 profissionais das áreas de saúde, educação e social. Para abordar o tema foram convidados representantes da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de BH, da Coordenação do Programa Rede pela Paz, da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência de Promoção social da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, além da Coordenadora do Centro de Referência em Saúde Mental ( Cersam) AD.

A psicóloga e referência técnica da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Rosemeire Aparecida da Silva, chamou a atenção para a necessidade de regulamentação social do uso das drogas. “Ao encarar o uso de droga como uma patologia, a sociedade produz um discurso excludente e de desresponsabilização. É preciso criar estratégias que reconheçam e incluam o laço que cada um estabelece com a droga, convidando os sujeitos a buscar saídas e a responsabilizar-se”, afirmou.

Para a psicóloga a criminalização e a exclusão destas pessoas são as respostas mais freqüentes da sociedade. Para superar esta situação de criminalização e de exclusão a qual são submetidos os usuários de drogas lícitas ou ilícitas será necessário trabalhar em rede, consolidar a proteção social como um direito válido e efetivo na cultura brasileira.

O Fórum Integrado de Saúde é realizado a cada dois meses e reúne profissionais das diversas áreas para tratar de temas que necessitam de uma articulação das políticas públicas para alcançar melhores resultados.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: