segunda-feira, 27 de junho de 2011

Cuidado com o idoso frágil é tema de encontros no Centro de Saúde Jaqueline


Com o objetivo de orientar os familiares que cuidam de idosos em casa, as equipes do Centro de Saúde Jaqueline II e do Núcleo de Apoio Sócio Familiar ( NASF) promoveram um curso de Qualificação de Cuidados com o Idoso Frágil. “A proposta é formar um grupo de apoio que possa valorizar esta ação”, afirmou a terapeuta ocupacional Andressa Dias Miranda. De acordo com Andressa Dias é natural que o cuidador de um idoso se sinta cansado e às vezes até um pouco deprimido, mas que pessoa não deve se sentir culpada. “É importante questionar as razões que o levou a assumir este papel de cuidador e perceber os sinais de esgotamento quando eles aparecem. Muitas vezes é necessário fazer uma pausa e deixar que outro familiar assuma este posto para recuperar as próprias forças”, completou.

O planejamento da ação consistiu em dez encontros com um grupo de 12 pessoas para enfocar os temas Alteridade: o que eu percebo no outro que também tenho; Cuidados com a Saúde: conceitos básicos; Biosegurança e Ambiência; Lidar com a Família; Alimentação Saudável; Problemas de Saúde mais Comuns; Cuidados ao fim da Vida; Legislação e Rede de Proteção; e por fim, Cuidar de Mim para poder cuidar do Outro. O décimo encontro foi reservado para uma confraternização entre os participantes com direito a entrega de certificado e amigo oculto.

Par a assistente social Ana Maria Cordeiro Antunes, uma das organizadoras da proposta cujo desenvolvimento foi realizado por toda a equipe do Centro de Saúde, é importante fortalecer o cuidador tanto emocionalmente como tecnicamente. “O encontro de hoje foi reservado para que o cuidador atente para a necessidade de cuidar de si mesmo. Porque cuidar do outro só é possível se você tiver satisfeito as suas necessidades. Saber que está cuidando de uma forma adequada reduz o estresse e dá segurança tanto para quem cuida como para quem é cuidado”, completou. De acordo com a assistente social existem cerca de 90 idosos cadastrados na unidade de saúde e todos serão convidados a indicar uma pessoa para participar dos novos encontros.

Aos 50 anos, Maria das Graças da Silva Luiz cuida da mãe com 81 anos e participou dos encontros. “Aqui eu aprendi que é tão importante prestar atenção em mim como na minha mãe, porque ela precisa de mim e eu tenho que estar bem para atendê-la”.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: