terça-feira, 14 de junho de 2011

Seminário discute enfrentamento a violência sexual infanto juvenil


A Associação Municipal de Assistência Social – AMAS, promoveu na sexta-feira, dia 10, na Secretaria Municipal de Educação – SMED, o sétimo seminário da comissão operativa local com objetivo de discutir o enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil na cidade. Participaram do debate os representantes do Conselho Tutelar, Lucas Israel Silva e do Conselho Municipal de Defesa das Crianças, Regina Mendes.

O Secretário Regional Norte Haldley Campolina Vidal, participou do evento representando os secretários regionais e se dispôs a ser o interlocutor das ações do projeto na cidade. “As portas da Regional Norte estão abertas para continuarmos a desenvolver o projeto. Vou ser o interlocutor de tudo o que acontecer na comissão juntamente aos secretários regionais e o prefeito buscando soluções para as diversas demandas que surgirem”, afirmou.

Para Sônia Onofre, coordenadora da COL Nordeste, é necessária a efetivação da Comissão Operativa Local nas regionais. Levamos esta reivindicação para todos os secretários.A participação do Haldley aqui hoje já demonstra um avanço neste processo”, disse.

A Comissão Operativa Local é o grupo de referência responsável pela implementação do programa PAIR-BH. Eleita no primeiro seminário de ações de enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil de Belo Horizonte em 2005, a COL é composta por representantes de organismos governamentais do município e do estado, não-governamentais e jovens, do legislativo e do judiciário.

Eles representam os diferentes segmentos temáticos em que se inserem as entidades envolvidas com o tema e setores como Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Justiça. A comissão tem como objetivo coordenar a implementação das ações do Plano Operativo Local(POL), e envolver atores de diversas atuações no enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil em BH, que é a sétima cidade do Brasil a implantar o PAIR.

O PAIR tem como objetivo Integrar as Políticas Sociais Básicas, consolidando redes de atenção às crianças, adolescentes e famílias violadas sexualmente, fortalecer e capacitar integrantes do contingente de defesa social e segurança pública, promoverem a participação pró-ativa dos jovens na construção e implementação dos Planos Operativos Locais, voltados para o enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Harley Andrade disse...

Parabéns secretário Haldley por representar as Secretarias Regionais em um evento tão importante!
Obrigado!!!