quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cultura é tema do Fórum da Terceira Idade da Regional Norte



Com o tema “Os Centros Culturais e os Idosos”, a Secretaria Regional Norte através da Gerência de Programas Sociais realizou na Quarta-feira, dia 27, o Fórum da Terceira Idade. O assunto debatido tem como objetivo promover a cultura, lazer e a interação dos idosos com os equipamentos públicos como os Centros Culturais e BH Cidadania gerando saúde e oportunidades de geração de renda. Mais de 100 pessoas participaram do encontro.

As atrações do Fórum deste mês foram às apresentações do grupo Rosas do São Bernardo com sucessos dos anos 40,50 e 60 e o teatro do grupo de convivência Fonte de Luz do bairro São Bernardo. Na peça o grupo contou a história  do idoso que não se cuida e contrai doenças, aumentando os riscos para a saúde física e psicológica.Creuza Joaquina Souza, técnica de enfermagem e uma das personagens na peça explica que o objetivo da apresentação foi atentar os idosos para cuidarem de si.Caso contrário podem ficar doentes e não terem razão para viver”, completou.

A Prefeitura através da Fundação Municipal de Cultura por meio do Projeto Arena da Cultura oferece diariamente várias atividades direcionadas ao público da Terceira Idade. A partir do mês de Setembro o Centro Cultural Ziláh Spósito começa a receber o programa Senhores e Senhoras do tempo. As atividades que acontecem neste programa serão escolhidas pelos idosos por meio de levantamento. Entre elas estão aulas de música, sarau, bordados, teatro e muito mais.

De acordo com o gerente do Centro Cultural Zilah Spósito Vicente Braga, os centros culturais são ambientes saudáveis para o idoso. “Diante de diversas atividades culturais, ele pode optar por qual tem maior afinidade. Além disso, a maior riqueza para eles é a troca de experiência”, comenta. A partir do momento que gostamos de nós a nossa vida se transforma. As pessoas sentem vontade de sair conosco, de conversar e até mesmo de ficar perto de nós. “Nossa auto-estima melhora”, explica.



O Projeto Arena da Cultura foi implementado pela Prefeitura de Belo Horizonte em 1998, para cumprir metas de descentralização cultural e para ser desenvolvido nas nove regiões administrativas de Belo Horizonte.

O Arena da Cultura prevê um ciclo formativo de quatro anos, em quatro linguagens artísticas: Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro. Esse ciclo formativo está organizado em três etapas: iniciação, aprofundamento e especialização, realizados em módulos que variam de 01 a 04 semestres, de acordo com a linguagem artística e o nível de cada turma.

O projeto conta com uma equipe de coordenadores nas áreas de Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro, responsáveis por propor, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos, dinamizando os processos formativos, conceituais e metodológicos e a permanente reflexão em cada uma das linhas de atuação do projeto.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: