terça-feira, 5 de julho de 2011

Fórum aborda a política de saúde para criança e adolescente

Bulimia, depressão, anorexia, obesidade mórbida, dificuldades na aprendizagem são problemas que podem surgir ainda na infância. Para abordar estas questões e apresentar a política de atenção à saúde da criança e do adolescente desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, a coordenação do Fórum de Atenção à Criança e Adolescente Norte convidou a Dra Márcia Rocha Parizzi, coordenadora do Programa de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde. O encontro foi realizado na quinta-feira, dia 30, no auditório da Regional Norte e contou com a participação de mais de 60 profissionais das áreas da Saúde, Educação e Social.

De acordo com Márcia Parizzi, estes problemas podem ser encontrados em crianças e adolescentes que tiverem uma infância desamparada, sujeitos à vulnerabilidade social, ou expostos à prostituição infantil. A coordenadora destacou os direitos previstos na Constituição Federal que muitas vezes não são observados pelo poder público ou pela família.“Para que esses direitos sejam exercidos, nossa função é acompanhar cada um individualmente nas demandas educacionais, para prevenirmos problemas relacionados à saúde.

Joice Dayanne Silva, estagiária de psicologia, aprovou as intervenções feitas pela dra Parizzi. “Foram abordados temas relevantes para a minha profissão. A vulnerabilidade social faz parte do meu dia a dia, pois lido com crianças e adolescentes que sofreram traumas familiares na infância e passam por problemas de saúde e/ou sofrem com a exclusão social”, comentou.

O Fórum de Atenção à Criança e ao Adolescente é um espaço para a discussão e debate sobre os desafios de atendimento às demandas educacionais, relacionadas às situações de vulnerabilidade social. O objetivo é promover a formação e troca de experiências entre os agentes envolvidos em ações de proteção, promoção e inclusão na perspectiva de articular a intersetorialidade. O encontro é realizado sempre na última quinta-feira do mês.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: