segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira promove Cultura




Com o objetivo de envolver os jovens e adolescentes em atividades culturais, artísticas e sociais, a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio do BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, proporciona aos moradores da regional Norte, um espaço de estudo e pesquisas sobre grafismo, através do Projeto Guernica que é um programa da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania. A atividade iniciou no mês de maio e conta com a participação de 20 alunos entre 13 e 17 anos.

De acordo com o grafiteiro e ilustrador Wemerson Silva, o projeto Guernica tem como finalidade valorizar a cultura local e fomentar novos olhares e valores para a comunidade. “Através da proximidade que adquiro com cada aluno, procuro trabalhar em cima de seu ponto fraco. Às vezes, não sabem desenhar, colorir ou até pintar, mas através de diversos exercícios, ensino uma técnica diferente”, explica.

A metodologia do Guernica é estruturada por quatro eixos principais. O primeiro, de estudo, reflexão, debates e planejamento, que são as reuniões gerais com a equipe, seminários, mesas redondas e palestras. O segundo são as oficinas coordenadas por artistas plásticos e grafiteiros, destinadas prioritariamente aos jovens de bairros populares.

Para o aluno Talison Ferreira dos Santos de 14 a. o Projeto esta ajudando muito. “O tempo que poderia estar em casa venho para cá e aprendo mais sobre a cultura do nosso país, além de investir no meu futuro”, comenta.

O Projeto Guernica tem como intuito ampliar as possibilidades de inclusão dos participantes em outros discursos e espaços da cidade, o abandono de práticas trans¬gressoras, maior respeito à memória social, ao patrimônio público e à paisagem urbana.


Mais informações: 3277-1848

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: