sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Castração de animais evita doenças na Regional Norte



A Prefeitura por meio da Secretaria Regional Norte através da Gerência de Zoonoses e da Unidade Móvel de Castração está promovendo entre os dias 16 e 26 deste mês no Bairro Jardim Felicidade, a castração de cães e gatos. Belo Horizonte tem cerca de 300 mil cães, sendo que 30 mil estão abandonados nas ruas. A população de gatos também é muito grande e além do aumento descontrolado do número de animais também existe o risco de doenças.

Com objetivo de diminuir a proliferação destes animais desordenadamente, a castração cirúrgica é o procedimento mais indicado. Ela deve ser feita a partir dos quatro meses de idade do animal. O pré operatório exige 12 horas de jejum e a cirurgia é rápida e indolor. O pós operatório é de responsabilidade do proprietário, que deverá administrar os medicamentos de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável pela cirurgia.

Os benefícios da castração são o aumento da expectativa de vida, a diminuição dos riscos de doenças como câncer de útero, mama e próstata, além de outros problemas como ninhadas indesejadas, fugas de casa, cios, brigas e cheiro forte de urina.

Unidade Móvel de Castração

De acordo com a Veterinária da Gerência de Zoonoses Lívia Maria Leite Costa o intuito é a diminuição de cães e gatos controlando a população e doenças destes animais. “Aqui é um bairro com alto índice de leishmaniose e esta ação tem o objetivo também de evitar a doença na região. Vale ressaltar que a receptividade dos moradores é ótima. Eles aderiram à campanha da PBH”, completou.

Segundo Cleusa da Silva que levou o cachorro para castração, o trabalho facilita a vida da comunidade. “Esta ação é ótima. Além da castração descobri que meu animal tem infecção urinária e agora posso cuidar melhor dele. Se fosse levar em uma veterinária particular não teria condições”, disse.

Até o momento mais de 60 animais já receberam tratamento. A ação está acontecendo no Grupo de Terceira Idade Mensageiros da Paz, no bairro Jardim Felicidade - Rua 42,n° 125.A expectativa é de que cerca de 300 cães e gatos cadastrados sejam atendidos até o dia 26.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

keyword google ranking online seo backlink service google backlinks