quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Reunião da CRTT apresenta projeto das vias de trânsito rápido na Regional Norte



Com objetivo de apresentar a proposta de vias de trânsito rápido na Regional Norte, que vai possibilitar o desenvolvimento viário e econômico da cidade, representantes da BH TRANS e da Comissão Regional de Transporte e Trânsito - CRTT reuniram na terça-feira, dia 2, na Regional. O BRT é um Sistema de transporte coletivo por ônibus com alto desempenho e qualidade, rápido e flexível, operando em via ou faixa exclusiva e combinando operação, estações, veículos, serviços e ITS em um sistema integrado com forte identidade positiva.

De acordo com o Assessor de Relações Metropolitanas e metrô da BH TRANS, Tomás Alexandre Ahouagi, o projeto visa à melhoria do trânsito na cidade, inclusive com a diminuição do tempo de viagem. “O tempo gasto até o centro vai diminuir em média até 14 minutos, além da redução no custo das passagens. Com o serviço de integração através das estações de transferência o cidadão pode trocar de uma linha para outra sem custo”, afirma.

Utilização de Veículos de Maior Capacidade
A Proposta de via de trânsito rápido estará pronta em 2013 e prevê estações com plataformas niveladas com o piso do ônibus e portas à esquerda. Serão utilizados veículos com maior capacidade, diminuindo o número de automóveis, e o embarque e desembarque será nas plataformas. Os locais vão contar com corredores exclusivos, tarifa pré-paga e informações em tempo real. Na Região Norte a Estação de transferência Vilarinho vai contar com 19 linhas municipais. Destas 14 serão alimentadoras e cinco troncais. A Freqüência estimada de linhas por hora é de 116 alimentadoras e 68 troncais, totalizando 184 para a população. Na Avenida Cristiano machado serão implantadas 10 estações de transferência.

Corredores Exclusivos
Para o gerente regional de Licenciamento Urbanístico e representante da CRTT Norte, José Renato Barbosa Lopes, a BRT vai viabilizar melhorias para o trânsito na regional e em toda a cidade. “É de extrema importância para o desenvolvimento econômico da localidade. Realizamos diversas reuniões com pessoas da comunidade através da CRTT e com certeza este projeto vem para melhorar a qualidade de vida de todos”, disse.






FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)
IMAGENS : ARQUIVO/ BH TRANS
 

Um comentário:

Alzira Lima disse...

Vetor Norte: Bola da vez! Parabéns ao Secretário da Regional e equipe! Bh agradece!