segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Academia da Cidade promove Saúde e inserção de Homens



Um campeonato de futebol aliado a uma palestra sobre saúde do homem. Estas foram as atividades promovidas pelo Programa Academia da Cidade do BH Cidadania Providência, na Regional Norte, no sábado, dia 24. O intuito é incentivar os homens a praticar atividades físicas, já que cerca de 90% dos participantes são mulheres. O torneio reuniu nove equipes e teve como campeão o time Bola Cheia da Academia da Cidade Providência. O time está classificado para disputar a etapa municipal, na faixa etária 30 a 50 anos.

Usuários participaram da aula
A professora de Educação Física da Academia da Cidade Providência, Luana Reginato, fez uma palestra na qual abordou temas como sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Doenças que afetam mais homens que mulheres e causam óbitos, segundo dados do IBGE de 2007. De acordo com a professora, a palestra teve como objetivo aumentar a participação dos homens na Academia e conscientizá-los sobre os cuidados com a saúde.

Vanda Lúcia Soares, professora de Educação Física da academia, afirma que existe uma cultura machista que dificulta a entrada dos homens. “As mulheres tentam trazer os maridos e companheiros, mas são poucos os que participam. A falta de cuidados e o uso de substâncias como tabaco e álcool contribuem para o desânimo e a piora na saúde deles. Por isso estamos promovendo este evento”, declarou.

Afonso Vieira
O quesito desistência de alunos é muito pequeno segundo os organizadores, o que mostra que a maioria está satisfeita com a atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde e tem obtido melhoras. É o caso do idoso Afonso Vieira, 74 a, que participa do projeto no Bairro Monte Azul. “A academia da cidade representa saúde. Foi o melhor programa que a Prefeitura já desenvolveu para a população. É um estímulo para o cuidado com a saúde e tem profissionais capacitados para cuidar de todos. Perdi 3 quilos e tenho disposição para tudo”, enfatizou.

Juarez Santos, de 69 a, já admite a possibilidade de entrar na academia ainda esta semana. “Não conhecia este programa. O esporte é essencial para a saúde mental e física de todos nós. Vejo que as pessoas que participam gostam. Com certeza também vou cuidar da minha saúde com esporte e dieta”, afirma.


Programa Academia da Cidade



Equipes da Regional Norte e Professores da Academia da Cidade participaram da atividade

Na regional Norte são sete academias da cidade que contam com mais de cinco mil usuários. Entre os participantes mais de noventa por cento são mulheres. Na cidade o programa conta com 41 academias e mais duas estão em elaboração, sendo uma no Bairro Campo Alegre, na regional Norte que será inaugurada até dezembro. São mais de 17 mil pessoas ativas no projeto em BH.



GALERIA DE IMAGENS: https://picasaweb.google.com/SarmuNorte/26DeSetembroDe2011?authuser=0&feat=directlink

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Fred e Davidson parabéns pela iniciativa. Um abração da Cássia.