quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Inclusão Educacional é tema de debate na Regional Norte



Atender o aluno com deficiência matriculado na rede regular de ensino juntamente com outros colegas. Esta é a proposta de Inclusão Educacional da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Educação. Nos dias 25 e 26, os auxiliares de Apoio a Inclusão e pais dos alunos participaram de encontro de formação na regional Norte através de uma Roda de Conversa.

A Roda de Conversa tem por objetivo estabelecer espaços permanentes de diálogo, troca de experiência e formação entre as famílias dos estudantes com deficiência e as equipes responsáveis pela Política de Inclusão Escolar do Município de Belo Horizonte.

A região possui 334 alunos com algum tipo de deficiência distribuídos em 19 Escolas Municipais e nove UMEIs, atendidos por 90 auxiliares de apoio. Eles têm como função garantir as necessidades dos alunos com deficiência que não tenham autonomia para atividades cotidianas como: locomoção, cuidados com higiene, alimentação, manuseio do material escolar, comunicação alternativa, uso de equipamentos para respiração, sondas ou bolsas coletoras que necessitam ser manuseadas no tempo de permanência do aluno na escola.

De acordo com o auxiliar de apoio Roberto Soares o encontro é um momento de orientação. “Aqui cada um dos profissionais coloca suas demandas e dificuldades em discussão e tudo é debatido”, disse. Jonas Moreira Braga, da Equipe de Apoio à Inclusão Educacional da Regional Norte, destaca o intuito do encontro com os auxiliares e pais de alunos com algum tipo de deficiência. “O encontro possibilita troca de experiências e permite que sejam ofertadas orientações de trabalho aos auxiliares, ao mesmo em tempo que eles recebem orientações sobre como atender de forma satisfatória os usuários”, declarou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: