quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Centro de Convivência promove apresentação na Regional Norte



Em comemoração aos 10 anos do Centro de Convivência Providência, os usuários da unidade da PBH, fizeram na quarta-feira, dia 5, uma apresentação de dança e música pelos corredores da Regional Norte. O Centro de Convivência é um serviço de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde/SUS/BH,substitutiva ao manicômio, recebendo portadores de doença mental e trabalhando a sua inserção social.

A atividade percorreu nos últimos dois meses todos os 19 centros de saúde da regional Norte, além da Secretaria. Cerca de mil pessoas puderam cantar e dançar com as músicas tocadas pelos usuários do serviço. Maria Betânia, Gerente do Centro de Convivência afirma o sucesso dos encontros. “A receptividade foi muito bacana. O objetivo foi atingido. Tivemos vários retornos de outras instituições pedindo a apresentação nos locais”, disse.

O intuito do projeto é a inserção social e cultural dos participantes do Centro de Convivência promovendo a saúde. Durante todo o ano os usuários atendidos pela unidade participam de diversas oficinas de Bijuteria,artesanato,costura,bordado,música,teatro, desenho,pintura,gravura,mosaico e cerâmica. Valéria Maria de Souza, participante do grupo enfatiza o progresso com o trabalho da PBH. “Vivia presa em mim mesmo. Não conversava e estava depressiva. Agora me sinto Livre. Aqui tenho amigos e todos são muito bacanas, me sinto em casa”, abordou.

 
Atualmente participam do grupo 120 usuários que estejam em atendimento na rede pública e/ou privada , dentro da priorização da Política de Saúde Mental.Eles devem ser encaminhados por profissionais da Saúde , que sejam responsáveis pelo tratamento do usuário com um relatório por escrito.O agendamento da entrevista de admissão será feito por telefone ou pessoalmente.





GALERIA DE IMAGENS:http://www.flickr.com/photos/sarmunorte/

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: