quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Música na linguagem infantil é tema de encontro na Regional Norte



Improvisar, inventar, criar, reproduzir, vivenciar o movimento sonoro de forma significativa, com ritmo, melodia e harmonia. Esse foi objetivo da atividade realizada pela Gerência Regional de Educação, na última semana, no auditório da Secretaria de Administração Regional Municipal Norte. Cerca de 50 profissionais da Educação Infantil e creches conveniadas participaram do encontro.


Foram desenvolvidas atividades que facilitam o desenvolvimento da criança através da linguagem musical como brincadeiras infantis, cantarolas, danças e movimento do corpo. De acordo com a gerente Regional do Programa Família Escola Norte, Adarlete Carla do Rosário, que organizou esse momento de formação, é através da arte musical que a criança toma consciência da existência do ritmo como um dos elementos fundamentais da música. Para Adarlete, antes mesmo de nascer, a criança já estabelece contato com o ritmo através do batimento cardíaco, digestão e respiração da mãe. O bebê expressa e comunica sensações, sentimentos e pensamentos em diversas situações estilizando o silêncio. “As atividades desenvolvidas com as crianças através da linguagem musical é uma das formas mais importantes de expressão humana, é uma linguagem universal, cujo conhecimento se constrói, o que por si só justifica sua presença no contexto e na pauta da Educação”, explicou.


A educadora da UMEI Mariquinhas Cleonice Vieira de Andrade enfatizou a importância da linguagem musical no ambiente escolar. “Foram propostas diversas brincadeiras infantis que vão auxiliar o educador na tarefa de promover o desenvolvimento das crianças, como por exemplo, cantigas de rodas, passa-anel, batata-quente, pular corda e outras”, diz.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: