terça-feira, 29 de novembro de 2011

Ação de cidadania mobiliza comunidade no Bairro São Bernardo

Dengômetro faz troca de inservíveis por material escolar



Uma ação de cidadania. Trocar inservíveis (pneu, garrafa pet e latas) por materiais escolares como caderno, lápis e borracha. Assim a PBH por meio das Secretaria Regional Norte e Municipal de Saúde  através da gerência de zoonoses, realizou no sábado, dia 26, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, uma mobilização no Bairro São Bernardo. No local foi instalado o Dengômetro, composto por caminhões de recolhimento, estande de informações e distribuição dos materiais. O intuito é conscientizar a população no combate a dengue e a promoção da cidadania.



Nas estações de metrô São Gabriel, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho as equipes da zoonoses fizeram panfletagem educativa nos vagões e nas plataformas de embarque. Na estação Vilarinho foi montado um estande com material educativo para demonstrar as fases da vida do mosquito Aedes aegypti mediante o uso de lupas. Para a Moradora do Bairro São Bernardo, Célia Maria Sampaio, a ação da PBH é um bom exemplo para todos. “Este trabalho além de ajudar a limpar as ruas, evita que as pessoas joguem os materiais no córrego. O ideal seria que cada um recolha o seu material e jogue nos locais corretos. Assim estarão protegendo o meio ambiente e evitando a dengue e outras doenças”, afirmou.


No local as pessoas podiam fazer a troca de latas por borrachas, garrafas pet por lápis e pneus por cadernos. Luiz Henrique, estudante da Escola Municipal Maria Silveira levou nove garrafas pet e fez a troca por lápis. “É muito legal. Vou usar o lápis para estudar. Estava precisando. Vou chamar meus amigos para trocarem também”, disse. Todo material recolhido foi encaminhado pelos garis da SLU para uma usina de reciclagem.



De acordo com a gerente regional de Zoonoses Viviane Carneiro, o dengômetro juntamente do dia D de combate à dengue é uma ação importante. “É um trabalho muito bacana onde a PBH tira todos inservíveis que são jogados nas ruas e imóveis. E a partir deste recolhimento os materiais tem uma destinação correta que é a reciclagem. Ou seja, ele acaba retornando para a sociedade. Se isso vai impactar acredito que sim, já que os inservíveis são o grande criadouro do mosquito da dengue e com esta ação eliminamos boa parte destes materiais”, destacou.




Ao todo 150 agentes de combate a endemias trabalharam no dia D, divididos nas funções de resgate, nas 4 estações de metrô em campanhas educativas, e ainda na ação de pente fino que é uma vistoria detalhada  na procura de focos  em caixas d`água e pontos específicos.No dengômetro do Bairro São Bernardo foram recolhidos cerca de 7 toneladas de inservíveis,garrafas pet,latas, pneus e outros materiais.


GALERIA DE IMAGENS : https://picasaweb.google.com/104258757810305596923/DENGOMETROSaoBernardo 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: