segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Centro de Saúde promove Workshop Bucal





Na última semana, a prefeitura de Belo Horizonte, por meio do Centro de Saúde Jardim Guanabara, através da Equipe de Saúde Bucal realizou um workshop em comemoração ao dia do Cirurgião-dentista. Com o tema “Doença periodontal” como câncer bucal, cárie dentaria, hipersensibilidade, mau hálito e desenvolvimento da dentição, mais de 200 pacientes participaram do Workshop. O Objetivo do encontro foi sensibilizar as pessoas e esclarecer sobre a importância da saúde bucal.   

Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cimento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Caracteriza-se pela perda de inserção do ligamento periodontal e destruição dos tecido ósseo adjacente. A evolução deste processo leva à perda dos dentes, pois o comprometimento e a destruição, pela ação bacteriana, acúmulo de tártaro e inflamação destas estruturas colaboram para a formação de bolsas periodontais que levam à mobilidade dentária.

No encontro os participantes receberam orientações sobre a importância da escovação correta, uso do fio dental na prevenção das doenças bucais, entre elas a halitose, xerostomia (boca seca), fumo, gengivite e outros. A higiene bucal deficiente, além de causar doenças gengivais e cárie dentária também pode gerar o mau hálito. De acordo com a dentista do Programa Saúde da Família do Centro de Saúde Jardim Guanabara, Sônia Rodrigues Dutra existem outras doenças mais graves como, por exemplo, o câncer bucal. “Nós orientamos sobre o autoexame da boca, a presença do germe permanente, sua proximidade com o dente decíduo e como é realizada a troca dos dentes que é a esfoliação do dente de leite e erupção dos permanentes”, declarou. 

Maria Natalina de Jesus, paciente do Centro de Saúde Jardim Guanabara há mais de 30 anos, diz ter aprendido muito. “A importância de orientar as pessoas sobre os cuidado com a higienização bucal é fundamental, pois além de evitar doenças na boca, podem evitar a perda dos dentes”, diz. O Centro de Saúde Jardim Guanabara realiza em média 600 atendimentos de saúde bucal mensalmente de segunda a sexta-feira de 7 a 17 horas. A equipe do Programa de Saúde da Família conta com três dentistas.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: