sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Higiene Bucal é tema de projeto na UMEI Zilah Spósito



Na última semana a UMEI Zilah Spósito realizou o projeto “Fada do dente”, que é desenvolvido há três meses com crianças da educação infantil. O objetivo é demonstrar a importância das práticas de higiene bucal para a formação dos hábitos de escovação que auxiliam no bem estar físico. Mais de 160 crianças de 3 a 5 anos participam da atividade.Os trabalhos acontecem diariamente após o almoço.

Além da escovação desenvolvida desde agosto, o projeto contou com a presença da “fada do dente”, interpretada pela monitora, integrante do programa saúde na escola (PSE), Viviane Alves Leonardo, que explicou de maneira criativa para as crianças como fazer a higienização dos dentes com a escova e o fio dental para prevenir as cáries e quais são os alimentos que devemos consumir e evitar. As escovas foram entregues aos alunos dois dias antes, com a presença do Dentista Gilberto Rocha.

Após a apresentação realizada no refeitório, a fada do dente fez a aplicação da FUCSINA para evidenciação da placa dental. Em seguida as crianças foram levadas a frente de um espelho para visualizarem os locais onde a escovação ainda está deficiente. De acordo com Daniela Taim a aceitação por parte das crianças para a escovação na atividade, foi um sucesso.O envolvimento com o projeto continua. “Nossos próximos passos serão trabalhar atividades de conscientização da alimentação saudável e fundar o Clube dos Banguelinhas. A ação receberá cartinhas para a fada do dente das crianças que perderem seu primeiro dentinho de leite” afirma. A carteirinha será entregue as crianças participantes da atividade.

Kellen Cristina Damasceno, educadora da UMEI relatou que a experiência foi válida. “As crianças ficaram muito motivadas e interessadas com a higiene bucal. Isso é um ponto positivo, pois demonstram que se preocupam com sua saúde”, diz.

A fada do dente antes de se despedir das crianças, orientou os alunos a escovar os dentes de maneira correta, como havia lhes ensinado e que voltaria para bisbilhotar se estavam cumprindo com o combinado.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: