terça-feira, 22 de novembro de 2011

Semana da Consciência Negra apresenta diversas atrações na Regional Norte



 Para celebrar a semana da consciência negra, a Prefeitura por meio da Secretaria Regional Norte, através do BH Cidadania/CRAS Providência preparou diversas atrações entre os dias 21 e 25 deste mês. Na Segunda-feira, dia 21, a programação iniciou com dança, música e apresentação do grupo Rosas do São Bernardo.A Gerência de Transferência de Renda  e geração de trabalho apresentou ainda o Filme “ Vida Maria”, que é um reflexão sobre as dificuldades sociais e culturais enfrentadas por uma família nordestina.



De acordo com a gerente de Transferência de Renda e geração de trabalho, Dulcimar do Carmo, as atividades de promoção da igualdade racial e da semana da consciência são uma diretriz de governo no qual foram criados o Fórum e posteriormente o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “O plano é um avanço definitivo da cidade de Belo Horizonte na extensão dos direitos a toda a sociedade. Ele é o efetivo reconhecimento pelo poder público municipal de que somente com políticas afirmativas alcançaremos uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.



Para Edit Perpétua, usuária do BH Cidadania/CRAS Providência há vários anos, participa de ações do local e percebe que o setor público apoia a classe. “Quando era jovem era quase que comum sofrer preconceito e discriminação”. Hoje é bem diferente. O governo faz diversas ações em benefício da população negra e combate o preconceito”, afirma.



A Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania – SMADC, por meio da Coordenadoria de Assuntos da Comunidade Negra – COMACON – é o órgão da Prefeitura de Belo Horizonte responsável por articular a política de promoção da igualdade racial no município. Isto inclui propor e implantar, em parceria com os demais órgãos, ações afirmativas que visam à promoção da igualdade racial, a superação das desigualdades sócio-raciais, a eliminação da discriminação, o enfrentamento ao racismo, a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da comunidade negra, e sua plena inserção na vida econômica, política, social e cultural do Município.






23-11: Quarta-feira -14h - Apresentações culturais de capoeira, makulelê, percussão e contação de histórias.

24-11: Quinta-feira – 14h - Oficina com o Filme “Kriku e a Feiticeira”

25-11: Sexta-feira - 8h - Palestra sobre consciência negra para superar a discriminação
                                19h – Espetáculo – O Santo e a Fuzaca com a companhia de Teatro - Palco Minas


Local: BH Cidadania/CRAS Providência- Rua Arantina, n° 375, Bairro Providência.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: