terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vigilância Sanitária é tema do Fórum da Terceira Idade na regional Norte



Na última semana, a Prefeitura por meio da Gerência de Programas Sociais realizou na Secretaria Regional Norte, o Fórum da Terceira Idade. O evento contou com a participação de cerca de 150 pessoas. Com o tema “O Idoso e a Vigilância Sanitária”, a gerente do setor, Selene Guimarães abordou a importância da saúde para o bem estar físico e psicológico, por meio da regulamentação da vigilância sanitária.

As atividades ligadas à gerência surgiram de uma necessidade decorrente da propagação de doenças transmissíveis nos agrupamentos urbanos, onde a população aumentava e as condições sanitárias básicas eram precárias. Uma das primeiras medidas adotadas no Brasil foi à polícia sanitária do Estado, que observava o exercício de algumas atividades profissionais, e fiscalizava embarcações, cemitérios e áreas de comércio de alimentos. Com o surgimento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) as vigilâncias estaduais e municipais vêm se organizando, para cuidar de todas as áreas que foram atribuídos os seus serviços.

De acordo com Selene Guimarães, com a publicação da Lei Orgânica da Saúde, (Lei Federal n.º 8080/90 e Lei Federal n.º 8142/90), entende-se por Vigilância Sanitária um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse. E por mais que existam fiscais nós somos os principais coautores desse processo. “Nós temos que fiscalizar nossos vizinhos, moradores do bairro, a comunidade e denunciar qualquer irregularidade no que diz respeito à saúde pública. A saúde é extremamente importante para o bem estar do Idoso e da sociedade” declarou.

Entre as atrações, o gerente de Licenciamento Urbanístico, José Renato Barbosa Lopes realizou uma apresentação. No violão cantou diversos sucessos da década de 80, como “Amigos para sempre” de Andrew Lloyd Webber e Don Black e “À volta” de Roberto Carlos. Marli Ione Santos, idosa, saiu satisfeita do evento. ”Foi interessante aprender sobre a importância da vigilância sanitária no nosso ambiente social e para a nossa saúde. Também foi muito bom relembrar momentos com o som da década de 80”, diz.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: