sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Centro de Convivência Providência comemora aniversário com atividades culturais

O Centro de Convivência Providencia, na regional Norte comemorou no última quarta feira dia 30, dez anos de existência. A atividade tem como objetivo divulgar a política mental de saúde, além de fazer com que usuários e familiares se integrem. O Centro de Convivência é um serviço da Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde/SUS/BH, substitutiva ao manicômio, recebendo portadores de doença mental e trabalhando a sua inserção social.  

Segundo Maria Betânia, coordenadora do Centro de Convivência Providência o foco é fazer a inserção dos usuários na sociedade, no meio familiar, e trabalhar as práticas cotidianas e sociais que são importantes, mais que com o tempo foram deixadas para trás, devido aos problemas de saúde enfrentados. Durante as comemorações os usuários participaram de atividades de música, exposições e canto. Eles tiveram a oportunidade de colocar em prática as habilidades adquiridas durante o tempo de permanência no local.

De acordo com Wesley Simões, monitor de artes plásticas do Centro de Convivência, afirma que a atividade é uma forma de valorizar os alunos. “Mostrar o trabalho realizado por eles é uma forma de não apenas fazer uma exposição de arte, mais mostrar o que os usuários acham de si mesmos”, disse.

Atualmente participam do grupo 110 usuários que estejam em atendimento na rede pública e/ou privada, dentro da priorização da Política de Saúde Mental. Eles devem ser encaminhados por profissionais da Saúde, que sejam responsáveis pelo tratamento do usuário com um relatório por escrito. O agendamento da entrevista de admissão será feito por telefone ou pessoalmente.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: