quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Seminário aborda trabalho desenvolvido com jovens que cumprem medidas socioeducativas

Ressocializar ou Punir? Este foi o tema do 2º Seminário da Rede Parceira para Execução de Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade, organizado pela Gerência Regional de Políticas Sociais Norte. O encontro, realizado nessa sexta-feira, dia 25, reuniu mais de 70 educadores de referência no auditório da Regional Norte, incluindo uma equipe da assistência social da cidade de Santa Luzia. 

Marta Di Bella, técnica do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA), chamou a atenção para o papel do educador social. “Neste processo de responsabilização do adolescente pelo ato infracional cometido, o papel do educador de referência é muito importante. O adolescente está sem rumo. Ele precisa se conhecer, se reconhecer. E o educador vai funcionar como um lanterninha de cinema ‘iluminando os lugares possíveis”. De acordo com a técnica do CIA, embora a escolha seja do adolescente, o educador pode influenciá-lo ao apresentar novas possibilidades e oportunidades.

O representante do Núcleo Jurídico da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, Kildare Canuto, vai um pouco além. Para Kildare a responsabilização se inicia no momento em que o autor de ato infracional é abordado e apreendido. “Acredito que o termo correto é socioeducar uma vez que medida não prevê a retirada do adolescente da sociedade. A proposta é trabalhar com este adolescente inserido na sociedade. É uma medida restritiva, mas de caráter socioeducativo”, afirmou.

Os encontros da Rede Parceira para Execução de Medida Socioeducativa de Prestação de Serviços à Comunidade propiciam a troca de experiências e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos postos de atividade no qual os adolescentes cumprem as medidas.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: