quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Grupo de Trabalho Intersetorial faz balanço positivo das atividades realizadas em 2011 e apresenta 12 casos exitosos

Nessa quarta-feira, dia 21, o Grupo de Trabalho Intersetorial da Regional Norte (GTI) fez um balanço das atividades realizadas durante o ano. O GTI, coordenado pelo gabinete da Regional Norte, reúne profissionais das áreas de Saúde, Limpeza Urbana, Social, Educação, Regulação Urbana e Comunicação Social com o objetivo de fomentar ações de prevenção e promoção da saúde diante da constatação cotidiana das limitações do setor Saúde para enfrentar problemas de origens diversas.
Para a gerente Regional de Zoonoses, Viviane Carneiro, a criação do grupo possibilitou resolver casos de difícil solução que demandavam a participação e articulação de diversos setores da Prefeitura, partindo do pressuposto que Saúde é mais do que ausência de doença, é bem-estar físico e mental. De acordo com a gerente, o perfil do contribuinte da Regional Norte que apresenta problemas com a Zoonoses ou com a Vigilância Sanitária aponta para idosos que moram sozinhos e que já perderam contato com a família, pessoas com pouca mobilidade, com problemas de saúde mental e até mesmo, drogas. “Não basta advertir e multar essas pessoas porque mantém um ambiente propício a proliferação de doenças e roedores. É necessário atentar para as determinantes sociais que influenciam nas questões da Saúde. Se necessário, resgatar essas pessoas, cuidar delas e devolver a cidadania perdida. E aí, sim, elas terão condições de atender à legislação vigente”, afirmou. Nesse sentido, o GTI atua de forma a cercar de todas as maneiras o cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade e o encaminha aos serviços que a Prefeitura oferece.
Foram apresentados 12 casos nos quais as intervenções foram decisivas para recuperar a dignidade das pessoas e oferecer apoio quer seja na área da saúde quer seja na área social. Em todos os casos, a família foi envolvida e chamada se responsabilizar, principalmente pelos idosos que viviam em situação de abandono. Também foram apresentadas campanhas educativas promovidas em escolas, vilas e arredores de córregos, implantação de Ponto Limpo em diversos locais, palestras, atividades da mobilização da SLU e apresentação dos grupos teatrais da SLU e da Saúde.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: