quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Seminário aborda práticas cotidianas nos centros de saúde da Regional Norte


Com o objetivo de avaliar as práticas desenvolvidas nas unidades básicas de saúde e estudar medidas que possam ser implantadas com vistas a melhorar o atendimento nos centros de saúde, a Gerência Regional de Saúde Norte, promoveu o Seminário do Grupo de Estudos Permanentes em Enfermagem (GEPE), no auditório da Unifenas, nos dias 20 e 21 de dezembro. Participaram do encontro mais de 140 profissionais dos 18 centros de saúde da Regional Norte e de outros distritos.

A Educação Permanente em Saúde e em Enfermagem: potenciais e desafios dessa construção foi um dos temas apresentados no evento. A professora da PUC MINAS, Carmem da Conceição de Araújo Maia, enfatizou a necessidade de aprimoramento constante. “A prática de educação permanente, mais do que atualização, é um compromisso social a ser aprendido, conquistado com as mudanças em atitude que emergem das experiências vividas, mediante a relação com os outros, com o meio, com o trabalho, na busca da transformação pessoal, profissional e pessoal. No Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais com formação específica e com experiência em saúde da família são insuficientes. Nesse processo de aprimoramento das práticas profissionais, os encontros se tornam um diferencial”, explica.

O GEPE é um grupo de estudos formado por profissionais enfermeiros do Distrito Sanitário Norte e surgiu como uma proposta para melhorar a qualificação da prática profissional. Segundo a técnica em enfermagem, Flávia Beatriz Viana, a ideia foi reforçada a partir da experiência do Distrito Norte no Projeto de Valorização da Enfermagem no qual setenta e seis enfermeiros, divididos em sete grupos, participavam de encontros mensais para discutir temáticas de qualificação e proposição de melhorias no trabalho.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: