sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Regional Norte realiza campanha educativa


Manter a caixa de água, cisternas e poços bem fechados, guardar em locais cobertos pneus e garrafas pet e de vidro, colocar em saco plástico tampinhas de garrafas, cascas de ovo, latinhas, saquinhos plásticos e copos descartáveis, nunca queimar lixo ou jogá-lo na rua, foram algumas das recomendações feitas na campanha educativa realizada pela Gerência Regional de Zoonoses em parceria com Superintendência de Limpeza Urbana (SLU). A ação, realizada na última quinta-feira, dia 22, nos bairros Providência e Primeiro de Maio, por seis estagiários da mobilização da SLU e dois agentes de combate a endemias da Zoonoses, teve como objetivo sensibilizar a comunidade a colocar o lixo pra fora somente nos dias de coleta.

Os agentes distribuíram panfletos com informações sobre a leptospirose e dengue, além de alertar sobre os riscos da queima do lixo, que é prejudicial à saúde. Apesar da coleta do lixo ocorrer três vezes por semana, a área foi escolhida porque os moradores acumulam entulhos próximos a sua residência, não colocam o lixo domiciliar para remoção no dia correto e jogam garrafas e copos descartáveis na beira da encosta.

De acordo com a referência técnica do Departamento de Mobilização da SLU, Nessília Maria Beirão, a participação da comunidade é fundamental para evitar roedores e insetos. “O lixo que é jogado nas encostas, além de entupir os bueiros e provocar enchentes, também é responsável pelo aparecimento de insetos e roedores que podem causar doenças como dengue e leptospirose”, explica.

Zélia Maria, moradora do bairro há 24 anos, diz que a campanha é muito válida para os moradores. “A campanha educativa é essencial para alertar os moradores sobre os riscos que corremos. Muitas pessoas aqui não esperam o dia da coleta e jogam o lixo nas ruas e isto está errado”, diz.

 


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: