segunda-feira, 26 de março de 2012

Fórum da Juventude da regional Norte aborda saúde




Com a presença de cerca de 80 jovens, a Secretaria Regional Norte por meio das gerências de Políticas Sociais e Educação, através da gerência de Programas Sociais promoveu nesta sexta-feira, dia 23, o primeiro Fórum da Juventude neste ano. O encontro que abordou “Juventude e Saúde – Sinônimos de Qualidade Vida”, contou com palestra da Coordenadora de atenção à saúde da criança e do adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde, Zélia Vasconcelos, e apresentação do grupo de capoeira do mestre Faísca.

Sec.Reg.Norte Haldley Campolina
O Secretário Regional Norte, Haldley Campolina Vidal, compareceu ao evento e deu as boas vindas aos jovens. “Aqui hoje presenciei vários depoimentos dos jovens que são exemplos de vida e superação. As portas da regional Norte estão abertas para contribuir com o crescimento e melhor qualidade de vida para a juventude”, declarou.

O tema da palestra ministrada pela Doutora Vasconcelos, fala sobre os princípios básicos da saúde para a juventude, além de direitos, deveres, educação, sexualidade e muito mais. De acordo com a profissional cerca de 30% da população brasileira é jovem. O país tem o quinto maior índice de pessoas com idade entre 10 e 24 anos e 84% deles vivem em cidades segundo dados do IBGE de 2004. Na regional Norte os jovens entre 10 e 19 a. representam 38 mil pessoas.


Mariana Malagali-Estudante
Zélia afirma que os principais desafios dos jovens hoje são a autoestima, e projetos de vida. O jovem tem projetos e sonhos na mão. Isso é muito importante. É necessário aproveitar esse momento e tomar decisões corretas. “Os comportamentos de risco como abuso de álcool, drogas, violência, gravidez precoce, DST, e AIDS, deixam eles vulneráveis”, destacou. Mariana Malagali, estudante, diz que o adolescente acha que pode fazer tudo. Isso acontece muito e não deveria. “Os jovens tem que aprender a respeitar o próximo. É um dever de todos nós”, aborda.

Durante a palestra os jovens receberam várias dicas de saúde e comportamentos que podem auxiliar na qualidade de vida. Caminhar, dançar, andar de bicicleta, jogar bola, nadar. Qualquer esporte é bom, mas cuidado assistir TV e teclar por muito tempo podem te deixar fora de forma. Tomar as vacinas necessárias, dormir por oito horas diárias e fazer a higiene pessoal também é indicado.


 

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Levi prates disse...

Pararabens uma juventude esclaricida transmforma em um Brasil seguro