segunda-feira, 12 de março de 2012

Semana Nacional Saúde na Escola atende mais de 800 alunos na regional Norte


Com objetivo de proporcionar saúde, educação e a melhor qualidade de vida dos alunos, a Prefeitura por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, promoveu a Semana Nacional Saúde na Escola na regional Norte. A atividade aconteceu na E.M. Professor Daniel Alvarenga, entre os dias 5 e 9 deste mês. A campanha foi lançada na última semana pelo Ministério da Saúde com o tema “Prevenção da obesidade na infância e adolescência”.

De acordo com a gerente de Atenção à saúde, Marina Rocha Braz, é uma ótima oportunidade de contato com os jovens. “Esse público raramente procura as unidades de saúde.É uma forma de potencializar as ações de promoção à saúde para essa faixa etária”, afirma.

Cerca de 800 alunos foram atendidos nas diversas ações proporcionadas durante a semana. Os estudantes fizeram cartazes e viseiras com o tema, participaram de caminhada pela saúde, avaliação antropométrica que aponta o índice de massa corporal (IMC), apresentação de judô, teatro, rua de lazer, e palestras com os temas: Bullying, prevenção em DST, gravidez na adolescência e muito mais. Além do estado nutricional, os alunos passam por outras avaliações como acuidade visual, saúde bucal e situação vacinal. Os estudantes avaliados são encaminhados, se necessário, para a equipe de saúde da família do centro de saúde referência.


O PSE é um programa intersetorial da Educação e Saúde que visa a desenvolver ações de promoção e assistência à Saúde dos estudantes da Rede Municipal de Educação. Na capital, o PSE atende toda a rede escolar do ensino fundamental diurno (169 escolas), além dos 147 centros de saúde. Em 2009, início da atual gestão, eram 36 escolas e 61 centros de saúde. Em 2011 foram 82.290 avaliações de saúde, 6.375 consultas oftalmológicas, 2.437 óculos oferecidos, 645 alunos atendidos no projeto de Dietas Especiais e 63.146 atendimentos de saúde bucal. Todos os estudantes do ensino fundamental diurno das escolas municipais de Belo Horizonte, autorizados pela família podem participar.


De acordo com um dos organizadores da ação e técnico do Programa Família Escola Norte, Charles Rodrigues Pereira, todos os estudantes da escola participaram das atividades durante a semana. ”Foi muito positivo o trabalho. Precisamos alertar as famílias em relação à condição de saúde de seus filhos. A Prefeitura desenvolve essas ações visando à melhoria da qualidade de vida para todos”, disse.

Na regional Norte foram atendidos no último ano, 7.810 alunos. De acordo com a gerência do Programa Família Escola Norte, a meta para 2012, é um aumentar cerca de 20%, ultrapassando nove mil estudantes participando do programa saúde na escola.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Levi prates disse...

Parabens pela a iniciativa a obesidade e um problema serio