sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dia Mundial da Voz é comemorado com atividade na Regional Norte


Com objetivo de promover a saúde dos servidores, para melhorar sua qualidade de vida e condições de trabalho, a Prefeitura de Belo Horizonte avança na construção de um Plano de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Servidor. Na última quinta-feira, dia 19, a Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu na Secretaria Regional Norte atividade em comemoração ao dia mundial da Voz.

O Programa de Saúde Vocal da Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (GSST), integrando o Plano, desenvolve ações coletivas e individuais para a prevenção de disfonias e promoção da saúde vocal dos professores e educadores infantis da Rede Municipal de Educação. A saúde vocal são cuidados básicos, mas essenciais para a preservação da voz e para a prevenção de alterações ou doenças vocais.

O professor é uma pessoa que precisa de sua voz para exercer a profissão. A voz ensina, ajuda no controle da disciplina, mostra atenção e carinho e é o principal recurso de transmissão do conteúdo de aula. Devido a este fato, a atividade é direcionada para a classe em Belo Horizonte.

A Técnica superior de Saúde, e fonoaudióloga da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, Edna Cristiane de Melo, que promoveu a oficina de saúde vocal na regional Norte, afirma os cuidados necessários para manter a voz nítida. ”É fundamental o uso da água, o modo de falar, evitar falar alto e rápido, e em locais com excesso de ruído. São cuidados gerais que devem ser feitos. Uma alimentação com uso de frutas e verduras como a maça é ideal porque tem efeito de limpeza. Evite também o uso de fumos e de paliativos”, destacou.

O aquecimento Vocal também é indicado para evitar problemas na voz, mas só deve ser feito com apoio de um profissional. Ele melhora a circulação, as pregas vocais ficam mais flexíveis, aumenta a intensidade vocal e ainda a melhoria da projeção vocal e da articulação.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: