segunda-feira, 21 de maio de 2012

Avenida Gaivotas é revitalizada na Regional Norte

 

A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu em fevereiro de 2012, as obras de implantação, reforma e adequação em canteiro central na Avenida das Gaivotas, Regional Norte. Na última semana o local recebeu melhorias no projeto de paisagismo através da gerência de Jardins e Áreas Verdes.

Para as obras de revitalização foram realizados serviços de: demolição do passeio existente e execução de novo passeio, recuperação parcial do meio fio, instalação de bancos, mesas de jogos e lixeiras. O investimento foi de  R$ 138 mil e as obras tiveram início em agosto de 2011.


Para Antônia Silva, o local melhorou muito e traz segurança e bem estar para os moradores. ”É muito bom. Melhora para todos, e principalmente para nós moradores que temos mais um espaço de lazer e segurança”, disse. “Segundo Aloísio Vicente, gerente regional de Jardins e Áreas Verdes, o importante é que a PBH está proporcionando a comunidade mais um espaço público, com área verde e espaço para lazer”, declarou.

No local a gerência de jardins e áreas verdes realizou o plantio de 1300 mudas diversas, pintura do meio fio e revitalização de cerca de 400 m² da área. O objetivo da revitalização de área verde é proporcionar aos moradores um espaço de lazer seguro e agradável onde crianças e adultos utilizem de forma correta o patrimônio público. Todo o material ornamental utilizado na revitalização é cultivado diariamente no viveiro de mudas da regional, o que possibilita economia nos cofres públicos e consciência ambiental.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Anônimo disse...

REVITALIZAÇÃO DA RUA DAS GAIVOTAS
A arborização urbana constitui elemento de suma importância para obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. A Gerência de Jardins e Áreas Verdes – Norte, através de seus Engenheiros, avaliam periodicamente as árvores localizadas em vias públicas e mediante solicitação em áreas privadas. Todos os esforços são empregados para minimizar os riscos.
A manutenção da arborização urbana da regional norte é realizada diariamente com serviços de poda, supressão, destoca e plantio. Preocupamos com a qualidade de vida, por isso, preservamos nossas áreas verdes mantendo ‘a árvore certa no lugar certo’ .
No canteiro central da Rua das Gaivotas passam as Linhas de Distribuição LD BH/Pampulha – BH/Serra Verde e LD BH/Pampulha – Vespasiano 2 , ambas de 138 mil Volts.
Esclarecemos que a referida FAIXA DE SEGURANÇA caracteriza-se área “non aedificandi”, e que existem restrições do uso da mesma, pois passam as Linhas de Distribuição de 138 mil Volts e o risco está ligado diretamente ao conflito das árvores com a rede elétrica e a exposição de pessoas. Portanto, não foi possível a instalação de bancos e mesas no canteiro.
O canteiro central da Rua das Gaivotas foi revitalizado pela PBH, recebendo paisagismo com Azaléias, Fórmios, Mini-ixória, Moréias, Strelitzias, Helicônias, Liriopis, dentre outras ornamentais. Haviam 92(noventa e duas) árvores, e que a CEMIG por medida de segurança realizava poda de rebaixamento de copa constantemente devido as espécies serem incompatíveis com o sistema elétrico na qual acarretava exemplares arbóreos sem copa e sem folhas, ou seja, aquelas árvores já não serviam como serviço de utilidade pública, não traziam os benefícios como melhorar a qualidade do ar através da Fotossíntese, absorver ruídos (barreiras acústicas), amenizar a temperatura (proteção térmica), funcionar como anti-poluente através das folhas, exercer função paisagística, fornecer abrigo e alimentação aos animais capazes de se adaptarem ao meio urbano, agir sobre o bem-estar físico e psíquico do homem, ter caráter pedagógico, dentre outros.
Através da parceria da PBH e da CEMIG substituímos aquelas árvores por Escumilha Resedá, sendo que estas já estão florindo. Todo bairro está recebendo arborização nova, já foram plantados 200(duzentas) árvores, como Ipê(amarelo, roxo, branco e tabaco, Quaresmeira, Magnólia e Escumilha-africana.Esta substituição foi acordada com Associação dos Moradores do Bairro Vila Clóris em reunião com a comunidade, na qual ficaram bem claro os riscos das Linhas de Distribuição em relação com aquelas árvores, os riscos da permanência de pessoas sob a LD e que aquelas árvores já não traziam os benefícios para a comunidade.
Os serviços de supressões e das destocas foram executados pela CEMIG mediante laudo técnico elaborados pela Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes – Norte e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Atenciosamente,
Engº Agrº Emerson Luiz S. M. Barbosa
Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes – Norte
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte