terça-feira, 8 de maio de 2012

Hospital de Campanha atende mais de 900 pessoas no primeiro dia de funcionamento



Profissionais de saúde que realizam a adaptação militar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) atenderam 901pessoas somente no primeiro dia de funcionamento (7/05) do Hospital de Campanha, instalado em Belo Horizonte - MG. Também foram dispensados 10807 unidades de medicamento e realizados 49 exames (raio-x e exames de laboratório).

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) da capital, pelo quarto ano consecutivo, a expectativa é atender até sexta-feira (11) cerca de 4 mil pessoas nas especialidades de cardiologia, clínica médica, angiologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, neurologia clínica, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia, urologia, reumatologia, além de procedimento cirúrgicos ambulatoriais e exames de ultrassom. Também são realizados atendimentos odontológicos para adultos e crianças, procedimentos de extração dentária e avaliações preventivas.

O HCAMP é instalado anualmente, na capital mineira, para o treinamento de médicos, dentistas e farmacêuticos que realizam a adaptação militar no CIAAR, após a aprovação em concurso público para ingresso na FAB. Com o objetivo de capacitar os futuros oficiais para o atendimento médico-odontológico em situações de calamidade e catástrofes, o HCAMP também proporciona atendimento gratuito para a população.


Sec.Reg.Norte Haldley Campolina(á esquerda) e Sec.Mun. de Saúde Marcelo Teixeira(ao centro)
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira destacou a importância da parceria entre a Secretaria e a Força Área Brasileira. “É fundamental, pois ajudamos na formação dos profissionais militares, que são estratégicos no atendimento em situações de crise”, alegou. O secretário também disse que a população se beneficia com a iniciativa. “Todos saem ganhando; as consultas foram pré-agendadas nos centros de saúde e após o atendimento no HCAMP, se necessário, o tratamento continuará nas Unidades da Rede”, afirmou.

Para o tenente-estagiário Alexandre Oliveira e Silva, da especialidade de Radiologia Odontológica, atuar no HCAMP é muito gratificante. “Aqui temos contato direto com a população e entendemos que a missão da FAB é muito mais do que manter a soberania do espaço aéreo. Aqui, temos oportunidade de cuidas de pessoas”, ressalta emocionado.

Com 106 anos de idade, Antônio Cardoso, morador da regional norte, foi consultar acompanhado da filha , Analdi Alves Lopes, e ficou muito satisfeito. “Os médicos são muito educados e atenciosos. O atendimento é excelente”, disse, Antônio, que consultou com urologista e realizou um raio x no local. A filha dele, Analdi Alves Lopes, ressaltou que ela e o pai estão impressionados com a estrutura do Hospital. “Conseguimos resolver tudo de uma vez só, consultamos, fizemos os exames e já vamos voltar para casa com os medicamentos na mão”, disse Analdi.Após o atendimento nas clínicas do HCAMP, os pacientes que necessitarem de continuidade no tratamento serão encaminhados para os as unidades da rede municipal de saúde da capital.

Atualmente, o Hospital de Campanha Fluvial da FAB também está em atividade, de 7 a 11 de maio, no Estado do Amazonas, fazendo atendimentos nas cidades ribeirinhas de Moura e Barcellos em uma estrutura pioneira, montada em balsas. Em janeiro do ano passado, a FAB instalou o HCAMP na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, onde foram realizados 1.905 atendimentos médicos às vítimas das enchentes. Em 2010, após o terremoto ocorrido no Haiti, o Hospital instalado em Porto Príncipe prestou atendimento a 36 mil pessoas e realizou 1.400 cirurgias, durante os quatro meses que permaneceu no local.




FONTE : Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Saúde

Nenhum comentário: