quarta-feira, 9 de maio de 2012

Palestra debate hipertensão arterial na Regional Norte



A gerência regional de Saúde Norte promoveu na última semana, na academia da cidade Providência, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF, uma palestra sobre combate a hipertensão arterial e a importância dos exercícios físicos. Durante a palestra estavam presentes 80 usuários que sofrem com o problema.

Mais o que é hipertensão ou pressão alta e o que faz mal para sua pressão? O coração bombeia o sangue para todos os órgãos do corpo, através de tubos chamados artérias. A tensão gerada na parede das artérias é denominada pressão alta. A hipertensão arterial ou “pressão alta” é a elevação da pressão arterial para números acima dos valores considerados normais (140/90mhg), o que pode causar inúmeros problemas. E o que faz mal para a pressão é alimentação inadequada, obesidade, diabetes, idade, raça, histórico familiar, abuso de álcool, vida sedentária e cigarro.

A hipertensão arterial pode ser controlada por meio de uma boa alimentação rica em saladas e verduras evitando gordura e sal. A prática de exercícios físicos ajuda bastante, e o uso de cigarro e álcool, é desaconselhável. É necessária a manutenção do peso controlado e fundamental o controle periódico da pressão.

De acordo com a fonoaudióloga e residente multiprofissional em saúde do idoso do Hospital Odilon Behrens, Alessandra Silveira, afirma que é muito importante trabalhar com a promoção da saúde. “Principalmente sensibilizar os usuários que possuem hipertensão que pratiquem hábitos saudáveis de saúde”, enfatizou.




FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: