sexta-feira, 27 de julho de 2012

Alegria e riso para crianças do Odilon Behrens



Quem acredita que rir é o melhor remédio com certeza vai curtir o trabalho de dois grupos de palhaços, os Ministros da Alegria e os Guardiões do Riso. Eles têm a missão de levar diversão e esperança às crianças internadas no Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB), que fica no bairro São Cristóvão, na região Noroeste. O Ministros da Alegria é formado por 12 integrantes de uma comunidade religiosa que todas as quintas se vestem com roupas coloridas e pintam os rostos para realizarem atividades lúdicas no hospital. Já o Guardiões do Riso é composto por sete pessoas da Guarda Municipal de Belo Horizonte e se apresenta quinzenalmente no HOB, passando por todos os leitos do setor de pediatria.

Desde 1998, os Ministros da Alegria desenvolvem ações com crianças carentes em asilos e creches da capital. A ideia de levar o trabalho para o ambiente hospitalar surgiu após a internação de um amigo. Segundo Roberto Wagner, componente do grupo, a receptividade com a qual foram acolhidos fez com que um laço forte fosse criado entre eles e o hospital. “Na verdade, foi a própria unidade de saúde quem nos convidou. A maneira como fomos recebido tornou mais fácil o nosso trabalho no local. Chegar ao HOB e constatar a melhora dos pacientes também nos alegra muito”, ressaltou.

Ele disse ainda que, muitas vezes, quando estão no HOB acabam se surpreendendo com a atitude das pessoas. “Aprendemos que a reação delas é sempre melhor do que a nossa, por isso a surpresa. Tem dia que todo mundo fica feliz com a nossa chegada, tem dia que não. Em alguns quartos os pacientes nos recebem com festa e, logo ao lado, outros nem querem nos ver. Trabalhamos, portanto, nossa reação e aceitamos a deles”, disse Roberto, ao completar que o sorriso é sempre bem vindo em todos os lugares e que o carinho e a atenção semeados pelo grupo faz com que todos se sintam importantes.

Histórias

A apresentação dos Guardiões do Riso começa com o guarda Luzardo Paulo da Cruz contando histórias para as crianças que, segundo ele, escutam com atenção, participam da atividade e dão muitas gargalhadas. “Basta ver as crianças e os acompanhantes sorrindo para o grupo ficar feliz. Eu fico arrepiado com essas emoções”, conta. Em seguida, entra em cena a trupe formada pelos palhaços Dr. Pirulito, Dra. Tulipa e Dr. Marylove II, que levam instrumentos e cantam músicas animadas, puxando o canto das crianças. “Sempre tem algo novo em todas as ocasiões, nunca é igual. Levamos brincadeiras e histórias diferentes que se adaptam à faixa etária do público”, explica.

O grupo ensaia bastante para as apresentações, mas também valoriza muito o improviso. “Temos que ter a capacidade de chegar ao local e improvisar. Por exemplo, observamos uma criança olhando demais para um boneco, então, resolvemos trabalhar em cima daquele objeto. A improvisação é constante nesse trabalho”, ressalta o guarda municipal Marcelo Jesus, que interpreta o palhaço Dr. Pirulito.

O grupo Guardiões do Riso existe desde 2008, quando a equipe de sete amigos da Guarda Municipal se juntou e decidiu iniciar um trabalho social em instituições das áreas de Saúde e Educação.



FONTE : Assessoria de Comunicação Socialdo Município - ASCOM

Nenhum comentário: