quarta-feira, 25 de julho de 2012

Secretaria de Saúde é premiada pelo trabalho de prevenção às DST



Na última semana a SMSA ganhou o prêmio de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. A homenagem é concedida pelos organizadores da Parada do Orgulho LBGT, tendo à frente o Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual (Cellos). O destaque foi o trabalho de prevenção às DSTs desenvolvido pelo município.

Desde 2000, o programa mobiliza a sociedade civil, associações e movimentos sociais para disseminar conceitos gerais da sexualidade humana, incluindo a diversidade sexual, além de aspectos de prevenção às DST-Aids.

A proposta é que cada cidadão seja uma espécie de “multiplicador” de prevenção. Para isso, são oferecidos cursos, com turmas de até 25 integrantes, que tratam de vários temas relacionados à sexualidade, como “Prevenção”, “Mitos, crenças e tabus”, “Trabalhando a autoestima”, “História da Sexualidade”, “Direitos Humanos”, “Maternidade e Paternidade na Adolescência” e outros. As oficinas são ministradas por profissionais da Saúde e também por representantes de entidades como o Movimento LGBT, o Movimento de Mulheres e Negros e ONGs.

Essas oficinas são realizadas em escolas públicas e particulares, associações de bairros, centros de saúde, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) que solicitam o curso. No último ano foram formadas cerca de 1.200 pessoas, além das formações direcionadas aos profissionais de programas como Posso Ajudar, Academias da Cidade e através da Gestão Clínica, que compõem o programa de educação permanente da SMSA. Além do curso de formação, as ações de conscientização da SMSA também acontecem em datas específicas como Carnaval, Dia Mundial de Lutas contra a Aids e o Dia dos Namorados.

Estrutura

Em junho de 2010, o programa BH de Mãos Dadas contra a Aids foi contemplado com o reconhecimento nacional ao participar do 7º Congresso Brasileiro de Prevenção às DST e Aids, realizado em Brasília. Sete experiências inscritas pela SMSA no Ministério da Saúde foram aprovadas e apresentadas para os participantes do congresso. Em 2007, o programa recebeu o prêmio Objetivos do Milênio (ODM) promovido pelas Nações Unidas.

A coordenação de DST/Aids da SMSA ainda desenvolve ações voltadas para a prevenção da transmissão vertical das DSTs (quando a mãe passa para o filho durante a gravidez), com o estímulo a testagem e abordagem adequada em relação à sífilis e HIV no pré-natal.

Atualmente existem cerca de 6.800 pessoas em tratamento antirretroviral em Belo Horizonte. Na capital, a partir de 2003, houve uma diminuição da incidência anual, com estabilização nos últimos três anos em torno de 400 novos casos por ano. A grande maioria das pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA) situa-se na faixa etária entre 20 e 39 anos (61,4% do total de casos). No Brasil, 650 mil pessoas vivem com a doença e, todos os anos, 35 mil novos casos são registrados. Outros 11 mil chegam a óbito.



FONTE : Assessoria de Comunicação Social do Município - ASCOM

Nenhum comentário: