segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fórum do Idoso chama a atenção para o risco de quedas


 
Na última quarta feira, dia 25, a Secretaria Regional Norte, por intermédio da Gerência de Políticas Sociais sediou mais um Fórum da 3ª idade com o Tema: “A Influência de Fatores Desencadeantes das Quedas em Idosos”. O espaço é importante para discutir novas abordagens de políticas públicas voltadas para o idoso. O evento que faz parte da agenda da comunidade local contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre moradores, lideranças e profissionais dos equipamentos locais.

Júnia Freitas, Gerente Regional de Programas Norte caracterizou a importância do encontro e seus objetivos. “O Fórum do Idoso é um espaço importante para promover a abertura de novas opiniões, fomentar a construção e a articulação dos idosos da comunidade em torno de um objetivo comum” finalizou.

A fim de refletir sobre acidentes na terceira idade o Fórum destacou que os processos desencadeantes das quedas podem ocorrer através de fatores extrínsecos e intrínsecos. Os fatores intrínsecos ocorrem pelo próprio envelhecimento, redução da acuidade visual e diminuição da força muscular. Já os fatores extrínsecos estão relacionados ao mobiliário doméstico inadequado ou posicionados de forma incorreta, e ainda hábitos perigosos. Marcio Moreira, 61a., aposentado, destacou os aspectos do encontro que dialogaram com os seus interesses. “Gostei da fala sobre quedas, tenho interesse em saber como equipar a casa para evitar e assim ter uma qualidade de vida melhor”, afirmou.

Os procedimentos adequados para se evitar quedas e a melhor maneira de lidar com as mesmas foram também os pontos que mais chamaram a atenção da idosa Tereza Satiro, 82 a., que destacou a importância de saber lidar com essas situações. “Hoje mesmo eu cai da cadeira. A fala sobre quedas foi boa, nesse sentido tenho dado mais atenção ao assunto para evitar esses acidentes que causam muitos problemas às pessoas que tem idade avançada”, afirmou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: