sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fórum da Juventude debate Sustentabilidade

Com o intuito de incentivar e motivar os jovens a buscar seus interesses dentro das políticas públicas, promover a cidadania por meio de atividades como esporte, cultura e lazer, a Regional Norte por intermédio da gerência de Programas Sociais realizou na última semana, no auditório do BH Cidadania Brasilina Maria de Oliveira, no bairro Novo Aarão Reis, o Fórum da Juventude. O tema em debate foi: “Os desafios de uma juventude sustentável”.

O fórum da juventude é um espaço onde a prefeitura dialoga com os jovens, representantes da sociedade civil e gerentes dos equipamentos/serviços de atendimento a população na perspectiva de construir os planos de ações a curto, médio e longo prazo. Outra característica importante do fórum é a produção de documentos, manuais e cartilhas que nortearão o atendimento da prefeitura.

Marina Soares, Psicóloga no CRAS Novo Aarão Reis, destaca a importância do evento e suas características. “O fórum da juventude está em um momento inicial, estamos em contato com Escolas e Centros de Saúde a fim de construir uma mobilização efetiva”, afirmou. Ela destaca ainda os desafios do fórum em curto prazo; “Mobilizar os jovens para mostrar que o fórum existe. A principal demanda dos jovens da comunidade é a inserção no mercado de trabalho”, destacou.

A Orquestra de Flautas da comunidade 1° Maio apresentou-se no final do evento agraciando os presentes com releituras de clássicos da música popular brasileira. Edílson Januário, responsável pelo conjunto musical destacou o papel do fórum na reflexão dos valores da juventude; “Eu acho imprescindível refletir os valores que já estão estabelecidos. Isso é importante, pois o movimento favorece as mudanças na sociedade”, disse Ele ainda aponta sugestões para os próximos encontros; “O foco deste evento é trazer as crianças e os adolescentes para dialogar e repensar seus valores. Estes fóruns tem que acontecer mais vezes e em lugares diferentes. Sugiro que a atividade  vá às escolas, igrejas, centros de cultura e praças”, completou.



FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Nenhum comentário: