quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Equipe da Regional Norte se prepara para o período chuvoso


Com o objetivo de preparar a equipe para o atendimento das ocorrências regionais no período chuvoso, a Regional Norte realizou nesta terça-feira, dia 9, um treinamento das equipes operacionais de áreas de risco hidrológico e geológico. Cerca de 60 profissionais participaram do encontro que contou com a participação do Coordenador da Defesa Civil (Comdec), Cel Alexandre Lucas, da gerente de Gestão de Riscos Naturais, Cristina Lourenço, e da supervisora de Gestão Comunitária da Urbel, Luciana Nara.

De uma forma simples e didática, o Cel Lucas apresentou o sistema Municipal de Defesa Civil e elogiou a atuação das equipes da Regional Norte em eventos anteriores. Ao definir a responsabilidade e a estratégia de atendimento da Comdec, o coordenador enfatizou a natureza diversa dos desastres e a importância da participação de todas as pessoas no processo de atendimento. “A Defesa Civil não é um órgão. É um conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e ainda, de reparo, que têm como objetivo reduzir os efeitos dos desastres e acolher as pessoas. E cada um de nós é importante nesta tarefa”. Ele lembrou também a necessidade de prevenir acidentes secundários, de trabalhar com a gestão por objetivos e com uma atuação sistêmica.

Na segunda etapa da reunião, a gerente Cristina Lourenço apresentou os avanços do Centro de Informação e Alerta de Chuva, da PBH. O órgão promove a integração dos dados disponíveis nas áreas de meteorologia, climatologia e hidrologia e busca integrar as ações de prevenção e preparação a riscos naturais e desastres no município com vistas a subsidiar a mobilização de recursos. De acordo com Cristina Lourenço, o centro conta com 14 pluviômetros, 42 estações hidrometeorológicas e 9 pontos de coleta de chuva manuais. Todo este aparato possibilita informar as equipes de mobilização a ocorrência de chuva forte, granizo, rajadas de vento, raios e inundações em áreas distintas da cidade. “Sempre que o índice pluviométrico for superior a 20mm emitiremos um alerta para as equipes de área de risco”, afirmou.

O treinamento abordou também o fluxo do Programa Estrutural em Áreas de Risco, desenvolvido pela Urbel. A supervisora Luciana Nara apresentou como é desenvolvido o Plano de Assistência Técnica em Área de Risco (PEAR), que atua nas áreas física e social, prestando atendimento contínuo às famílias moradoras de áreas de risco geológico em BH. Durante todo ano é feito um trabalho preventivo. As equipes técnicas de mapeiam as regiões problemáticas classificando-as quanto a questão do risco, que pode variar de muito alto até baixo, e orientam os moradores. A implantação dos Núcleos de Defesa Civil (Nudec) que atuam de forma interdisciplinar na comunidade, a execução de obras pontuais e/ou estruturantes e o atendimento emergencial são ações que compõem o Plano Estrutural em Áreas de Risco.

Luciana Nara afirmou que todas as áreas de risco da cidade forma mapeadas e são monitoradas. “Dependendo da situação, a Prefeitura pode optar por uma remoção temporária ou permanente, seguida da demolição do imóvel. Mas sempre devemos considerar que uma remoção definitiva é uma ação muito complexa”, finalizou.







FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: