terça-feira, 30 de outubro de 2012

Espetáculo teatral diverte crianças das escolas infantis da Região Norte


 


No palco uma voz anuncia: “Era uma vez um mundo Quadrado”. Na plateia, os olhos permanecem atentos a cada novo movimento. Risos e gargalhadas rompem o silêncio no momento em que os bonecos de origami surgem e anunciam as aventuras em torno de uma pequena flor redonda em um mundo onde todos os seres e objetos eram milimetricamente quadrados. Esse foi o pano de fundo da apresentação que a Companhia de Teatro Yepocá levou na última sexta-feira, 26, para crianças do Centro Cultural Jardim Guanabara, na Regional Norte.

Cerca de 100 crianças da Escola Infantil Sementinhas Encantadas, UMEI Jardim Guanabara e da Escola Municipal Jardim Felicidade dividiram a plateia com professores e moradores do entorno. A Fabulosa Redonda Flor é um premiado espetáculo da Cia Yepocá que utiliza origamis e balões para recriar um fantástico mundo no qual todos os personagens e objetos são quadrados. Atrás dos risos e gargalhadas, bonecos e cenários, há a preocupação dos atores em fomentar a reflexão quanto à necessidade de se respeitar as diferenças.


A Cia de Teatro Yepocá foi fundada no ano 2000 pelos atores Bruno Godinho e Luísa Goreti. Desde então o grupo vem produzindo espetáculos cênico-musicais, oficinas na área teatral e de arte-educação com foco na linguagem do Palhaço e na utilização de Teatro de Bonecos. Bruno Godinho destacou as características do espetáculo. “Trabalhamos para que seja algo acessível a todos os públicos, porém com foco no infanto juvenil. Nossa preocupação é produzir espetáculos que gerem interatividade com a plateia”, afirmou.

O Centro Cultural Jardim Guanabara foi construído através da demanda dos próprios moradores via Orçamento Participativo. Marisa Cunha, gerente do espaço reforça o elo que existe entre comunidade e o Centro Cultural, bem como o seu papel no território. “O trabalho consiste em fomentar o desenvolvimento intelectual dos frequentadores através do acesso a diversidade cultural, leitura e produção artística”, disse.

A apresentação foi possível graças ao projeto Mostra de Artes Cênicas que levou seis espetáculos teatrais para cada centro cultural da cidade.  O Centro Cultural Guanabara localizado na Rua João Álvares Cabral, 277, Jardim Guanabara, possui 472 m² de área construída e oferece serviços como biblioteca, inclusão digital, auditório multiuso, hall de exposições, teatro de arena, estacionamento e salas para oficinas de artes plásticas.

FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: