terça-feira, 13 de novembro de 2012

Caravana do Orçamento Participativo visita 20 bairros na Regional Norte

 
A Caravana de Prioridades do Orçamento Participativo 2013/2014, organizada pela gerência de Orçamento Participativo, é um momento onde os moradores conhecem os locais das obras indicadas, formam opinião e depois definem o que será realizado na cidade através do Fórum. No último sábado, dia 10, cerca de 200 pessoas, percorreram  as 20 obras indicadas, na Regional Norte, em 20 bairros distintos. E não foi a chuva que desanimou os 158 delegados que atingiram 90,29% de presença.

Durante todo o dia, eles percorreram as obras, e verificaram diversas demandas como; revitalização de área verde, alargamento de rua, construção de academia da cidade, implantação de sistema de monitoramento de segurança através de câmeras de vídeo, urbanização de vias, implantação do Centro de Apoio a Escola Infantil – CAEI, revitalização de parque, drenagem e outros. A PBH disponibilizou cinco ônibus, almoço e lanche para todos.

Segundo Ivaldir José de Souza (Índio),morador do Bairro Zilah Spósito e delegado da COMFORÇA, a caravana é um momento importante para a comunidade. “Aqui nós escolhemos o que é melhor para o futuro da Região Norte. E ainda fazemos amizades e conhecemos um pouco da cidade. Apoio a obra de implantação de cobertura na quadra do BH Cidadania Zilah Spósito, e acho que isso vai trazer mais conforto e oportunidades para a população”, disse.
Para Mércia Adriana,gerente regional do Orçamento Participativo Norte,ressalta a importância da caravana. "É o momento onde as pessoas avaliam  o que realmente é prioritário.Assim conseguem fazer  uma boa votação no fórum", destaca.

No próximo dia 24, acontece mais uma etapa do OP 2013/2014.É o Fórum Regional de Prioridades Orçamentárias onde os moradores vão votar e escolher as 14 obras necessárias para a região. Os delegados também vão escolher os integrantes da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo (Comforça) 2013/2014.O orçamento previsto para a realização das obras na região é de R$ 14.882.400,00. Em dezembro, o prefeito Marcio Lacerda receberá o Plano Regional de Empreendimentos, com o detalhamento das demandas aprovadas.



Veja as demandas que foram visitadas pelos delegados do OP:



1)  Bairro CONJUNTO ZILAH SPÓSITO

A comunidade solicita a cobertura da quadra e arquibancada com fechamento das laterais do Espaço BH Cidadania Zilah Spósito com a construção de uma uma sala multiuso e área de vivência na lateral da quadra.


2) Bairro JAQUELINE/Conjunto CASSANGE

A revitalização da área verde  entre as ruas João Nascimento Pires, Agenor de Paula Estrela e Veredas Tropical foi solicitada pela comunidade do bairro Jaqueline.Também faz parte do escopo o cercamento de toda área verde tendo como base os limites dos fundos dos lotes, implantação de praça com playground (brinquedos de madeiras), implantação da Academia a céu Aberto, plantio de árvores, pista de skate, iluminação na parte inferior da área que dá frente para a Rua Vereda Tropical e preservação das nascentes como sugestão (contenção de água da mina para construção de lagoa).


 
3- Bairro FREI LEOPOLDO

Aqui o pedido é de alargamento da Rua Sálvia entre Rua Biri e Rua Olmo além de drenagem em toda sua extensão entre Rua Biri e Rua Agenor de Paula Estrela - Bairro Frei Leopoldo.

4- Bairro AARÃO REIS/SÃO GONÇALO

A comunidade votou pela construção de Academia da Cidade na área externa do Parque Nossa Senhora da Piedade com fechamento do acesso para a Rua Monte Virgínia .

5- Bairro PRIMEIRO DE MAIO/ VILA MINASLÂNDIA E MINASLÂNDIA

Os moradores querem a reforma e revitalização da Praça Santo Antônio, na  Rua Jaçanã, Primeiro de Maio.


6- Bairro PROVIDÊNCIA

A indicação do bairro Providência é a abertura da Rua Dona Eusébia para ligação à Rua Júlio Dias.



7) Conjunto NOVO AARÃO REIS

A demanda apresentada pela comunidade é a cobertura do teatro de arena do CRAS Novo Aarão Reis - Avenida Risoleta Neves, 387 - Novo Aarão Reis.

8) Bairro MARIA TEREZA

A comunidade solicita a elaboração de Plano Urbanístico mais urbanização de Complexo vias Av. A, Rua 1, Rua 4 - Maria Tereza.


9) Bairro MONTE AZUL

Já o bairro Monte Azul demanda a Urbanização do Complexo das Ruas Cibipuruna e Isabel Glasman sendo Drenagem da Rua Cibipuruna e Tratamento de Fundo de Vale (interior de quarteirão) da Rua Isabel Glasman do 72 à Rodovia MG20 - Bairro Monte Azul.



10) Bairro RIBEIRO DE ABREU

Aqui a demanda apresentada é a ligação das Ruas Marcos Donato de Lima, Monte Ararat e Efigenia Bartolomeu Veloso - Bairro Ribeiro de Abreu.

11) Bairro LAJEDO

O bairro lajedo indicou a implantação de área de lazer e esportes na área da Av. Desembargador Cândido Martins de Oliveira com a Revitalização de toda área, implantação de duas quadras poliesportivas, pistas de skat, pista de caminhada, arena de cultura, reforma e ampliação do campo existente, quiosques com mesas de damas, xadrez, etc, iluminação, paisagismo e definição de acesso veicular as residências - Bairro Lajedo.
(Sem Imagem)

12) Bairro GUARANI

Para melhorar a segurança, a comunidade solicita a implantação de câmeras de monitoramento de segurança na Av. Waldomiro Lobo entre as Ruas Reis de Almeida e Dr. Benedito Xavier - Guarani.
 (Sem Imagem)

13- Bairro VILA BIQUINHAS

A cobertura da quadra com fechamento das laterais do CRAS Biquinhas foi pleiteada pela comunidade do bairro Heliópolis e adjacências.


14) Bairro SÃO BERNARDO/AEROPORTO

A demanda destes bairro é a drenagem e pavimentação de vias:  Rua Cecilia Pinto e Libânia Pena - Rua Cecília Pinto entre Henrique Tann e Eduardo Quintel e Rua Libânia Pena entre Henrique Tann e Edgar Quintel - São Bernardo.



15)  VILA SÃO TOMÁS

A abertura da Rua Maria Cândida, trecho entre Rua Dez de Novembro e Rua Tancredo Esteves - Vila São Tomás foi solicitada pela comunidade.


16) Bairro VILA CLÓRIS

A demanda do bairro é a revitalização Parque Vila Clóris - Rua Martim Pescador, 146 - Vila Clóris com implantação de pista de caminhada, playground, equipamentos de ginástica (academia à céu aberto).


17) Bairro FLORAMAR

No bairro Floramar a preocupação é a adequação das calçadas. Foi solicitado a padronização e revitalização das calçadas conforme Lei 10.098/2000 e NBR 9050/2004 nas Ruas Cloves de Castro, Álvaro Camargo Sobrinho, José Soares, Oscar Correia, Jaci Nogueira, Dário Gonçalves, José de Lima, Joaquim Soares, Augusta Gonçalves, José Drumond, Vitor Gonçalves, Numa Nogueira, Avenidas Gastão Demétrio Maia, Joaquim Clemente e José Lopes Muradas.


18) Bairro JARDIM FELICIDADE

A comunidade apresentou a demanda de construção do CAEI Jardim Felicidade - na área pública existente na Rua Sonia Braz Xavier ao lado do nº 87 (Ex. Rua 8) - Bairro Jardim Felicidade.


19) Bairro TUPI B

No Tupi, a demanda é para a elaboração do Plano de Regularização Urbanística  e para a urbanização do complexo das Ruas Flor de Liz entre a Rua Maria Helena Rocha e Rua Flor de Cerejeira, Rua Flor D'Água entre Rua Flor de Liz até a Rua Flor de Manga e Rua Flor de Ameixa da Rua Flor de Liz até o final.


20)TUPI A

Atentos à questão ambiental, os moradores querem a preservação da área verde do entorno das Ruas José de Almeida Neves e Alfredo Seixas Baracho com cercamento, iluminação, implantação de pista de caminhada, equipamentos de ginástica, playground e plantio de árvores - Bairro Tupi A
Sair da Rua Francisco Varnagem e entrar a 1ª à direita – Rua Edewels Barcelos. Seguir até a Rua Nelson.





FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte(GERCOM-N)

Um comentário:

Laurinda disse...

É muito gratificante estar participando deste movimento popular.Jesus abençõe a cada companheiro(a) que deixou, casa, família e outras coisas para estar nesta luta pela nossa Regional.