terça-feira, 6 de novembro de 2012

Fórum da Terceira Idade informa sobre cuidados e serviços do Centro Mais Vida


Como cuidar do idoso. Esta foi a temática do Fórum da Terceira Idade, realizado na última quarta-feira, dia 31, na Secretaria Regional Norte. A atividade é organizada pela gerência de Políticas Sociais, através da gerência de Programas Sociais. Para debater o tema “Ações do Centro Mais Vida”, a palestrante Raquel Azevedo, coordenadora de Enfermagem da unidade, apontou os vários serviços disponibilizados para a classe nos últimos dois anos.

O Centro Mais Vida de Belo Horizonte faz parte do Programa de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde da PBH, e é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado da Saúde e o Hospital das Clínicas-UFMG. Ele tem como propósito ofertar padrão de excelência em atenção à saúde do idoso. O foco principal é o atendimento do idoso frágil e a elaboração de um Plano de Cuidados.

O serviço só pode ser acessado pelo centro de saúde que vai identificar a necessidade do paciente. Para isto são utilizados critérios como a idade, superior a 80 anos, ou acima de 60 combinados com outros fatores como polipatologia, polifarmácia, imobilidade parcial ou total, incontinência urinária ou fecal, instabilidade postural, incapacidade cognitiva, histórico de internações frequentes e/ou pós alta hospitalar. O idoso também poderá ser encoaminhado em caso de  dependência nas atividades de vida diária (AVD)  básicas como tomar banho, se alimentar ou se locomover, insuficiência familiar ou ainda alta vulnerabilidade social.

No Centro Mais Vida o idoso é avaliado nos quesitos peso, pressão, glicemia e saúde bucal e faz um levantamento de toda a medicação prescrita. O paciente recebe orientações sobre prevenção de quedas, participa de oficinas de direitos dos idosos, oficina de insônia e depressão entre outros, e participa de atividades como lian gong.

 Após toda a avaliação é feito o plano de cuidados que é apresentado e implantado pelo médico do Centro de Saúde. Raquel Azevedo avalia os serviços oferecidos pelo local. “O nosso objetivo é estreitar os laços entre o Centro de Saúde e o Centro Mais Vida. Aqui no Mais Vida nós focamos na funcionalidade e nas atividades desenvolvidas pelo usuário. Em treze anos atendemos 500 idosos. Hoje atendemos esse mesmo número por mês”, destaca.

A idosa Maria Queiroga afirma que o serviço é muito importante e pode ajudar na melhoria da qualidade de vida do idoso. “Não conhecia este programa. Achei interessante. Vou procurar o geriatra do Centro de Saúde, e se necessário participar de tudo que for indicado para me manter sadia”, disse.


FONTE : Gerência Regional de Comunicação Social Norte (GERCOM-N)

Nenhum comentário: